O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) replicou e ridicularizou, na sexta-feira passada (11.jul.2025), o presidente Donald Trump (Republicano), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao questionar a alíquota de 50% cobrada pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nós [Brasil] que deveríamos taxá-los [EUA] porque nós temos déficit milionário com eles. Qual é a razão que ele [Trump] aponta taxação? Qual é a lógica dele? “Ah, não processam o Bolsonaro, parem com isso imediatamente”, disse o petista durante evento em Linhares (ES).
Acompanhe o instante (51s):
LEIA TAMBÉM!
Durante seu discurso, Lula também ironizou a família Bolsonaro após reiterar que Eduardo, o terceiro filho do ex-presidente, chegou aos Estados Unidos “para pedir a Trump que salvasse o pai da prisão”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assista (1min6s):
Imposto sobre as importações de bens da China.
Um dos principais argumentos de Trump a favor da imposição da tarifa comercial é que as autoridades governamentais brasileiras estariam “perseguindo” Bolsonaro.
O ex-chefe do Executivo federal é réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições presidenciais de 2022, em que foi derrotado.
O processo judicial contra os responsáveis pelo planejamento do golpe de Estado não é de competência da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhuma interferência ou ameaça que viole a independência das instituições nacionais, declarou Lula em nota na quarta-feira (9.jul).
Em sua carta a Lula, Trump classificou como “vergonhosa internacionalmente” a maneira como Bolsonaro é julgado, afirmando que há uma “caça às bruxas” que deve terminar “imediatamente”.
Fonte por: Poder 360