Visita de Lula à Indonésia e Malásia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Jacarta, na Indonésia, por volta das 18h desta quarta-feira (22.out.2025), no horário local, que é 8h a menos que o horário de Brasília. Os compromissos do chefe do Executivo começam na quinta-feira (23.out) e vão até a sexta-feira (24.out), quando Lula seguirá para a Malásia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa é a sexta visita de Lula à Ásia durante seu atual mandato, com o objetivo de fortalecer parcerias estratégicas com países do Sudeste Asiático e aumentar a presença do Brasil na região.
Compromissos em Jacarta
Na quinta-feira (23.out), Lula se reunirá com o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto. Está prevista uma cerimônia para a assinatura de acordos entre os dois países, além de um encontro com empresários de ambas as nações.
LEIA TAMBÉM!
Na sexta-feira (24.out), o presidente visitará a sede da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) e, no mesmo dia, embarcará para a Malásia.
Agenda na Malásia
Em Kuala Lumpur, Lula será recebido no sábado (25.out) para uma visita oficial de Estado. No domingo (26.out), ele participará da 47ª Cúpula da Asean, sendo a primeira vez que um presidente brasileiro comparece ao evento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente também reservou parte do domingo (26.out) para reuniões bilaterais, com uma confirmação até o momento: com o presidente da Índia, Narendra Modi. Há expectativa de um encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano).
A possibilidade de uma reunião entre Lula e Trump está sendo discutida desde setembro, quando ambos se encontraram brevemente nos bastidores da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Desde então, os dois governos têm trabalhado para concretizar esse encontro.
Lula deve retornar ao Brasil no dia 28 de outubro.