Presidente participou de um evento sobre democracia por um dia; petista permaneceu fora do país por 118 dias desde a posse.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Brasília na noite da segunda-feira (21.jul.2025), após ter participado em Santiago, no Chile, da cúpula “Democracia Sempre”, que congregou líderes latino-americanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Luiz Inácio Lula da Silva viajou no domingo (20 de julho) para o Chile, onde participou da reunião organizada pelo presidente Gabriel Boric. O encontro abordou a defesa da democracia, o combate à desinformação e a promoção do multilateralismo.
Durante o evento, que reuniu também os presidentes Gustavo Petro (Colômbia Humana, esquerda), presidente da Colômbia, Yamandú Orsi (Frente Ampla, esquerda), presidente do Uruguai, e Pedro Sánchez (Psoe, centro-esquerda), primeiro da Espanha.
Lula criticou a utilização do comércio como forma de coerção política. Discursou sobre uma ofensiva anti-democrática internacional, sem mencionar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que implementou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros como medida de retaliação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ao concluir a viagem, o presidente permaneceu fora do Brasil por 118 dias. Em 2025, o petista realizou 10 viagens internacionais, passou 30 dias fora do país e visitou 11 países distintos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.