Lula celebra a soberania em pronunciamento do dia 7 de Setembro; veja

O presidente condenou os ataques ao Brasil e “traidores da Pátria”.

07/09/2025 9:30

2 min de leitura

Lula celebra a soberania em pronunciamento do dia 7 de Setembro; veja
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou, na véspera do 7 de Setembro — Dia da Independência do Brasil —, a relevância da soberania nacional e da união dos brasileiros na proteção da democracia, do meio ambiente e das instituições do País. A declaração foi divulgada em rede de rádio e televisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula declarou que o dia 7 de Setembro representa a obtenção da liberdade e da autonomia do Brasil.

Não seremos mais colônia de ninguém. Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de qualquer governo estrangeiro.

Leia também:

Em relação a ataques contra a democracia, Lula declarou que “é inaceitável o papel de alguns políticos brasileiros que incitam os ataques ao Brasil”.

Foram escolhidos para servir o povo brasileiro, porém defendem unicamente seus próprios interesses. São traidores da nação. A História não os perdoará.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente destacou que a defesa da soberania se traduz no enfrentamento da desigualdade, na proteção das conquistas dos trabalhadores, na geração de oportunidades para os jovens e no apoio a empreendedores e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Se possuímos acesso a essas políticas públicas, é devido ao fato de o Brasil ser um país soberano e ter optado por atender às necessidades da população brasileira.

Lula também defendeu a manutenção do Pix como sistema público e gratuito, e criticou o uso das redes digitais para a disseminação de desinformação, discurso de ódio e crimes como a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Entre os avanços do governo, o presidente destacou a redução do desemprego, a abertura de mais de 400 novos mercados para exportações brasileiras em dois anos e oito meses, a diminuição pela metade do desmatamento na Amazônia e a preparação da Conferência do Clima da ONU (COP30), que será realizada em Belém, em novembro.

Ao finalizar o discurso, Lula chamou os brasileiros à união. “Este é o momento da união de todos em defesa do que pertence a todos: a nossa pátria brasileira e as cores da bandeira do nosso país”, declarou.

Fonte por: Carta Capital

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.