O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já definiu quais ações do plano de contingência serão adotadas em resposta à medida de tarifação dos Estados Unidos, conforme apuração da CNN.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a aprovação do chefe do Executivo, a Receita Federal e a PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional) estão elaborando as notas técnicas para a implementação das medidas. O plano contemplou soluções para diversos cenários.
Eram consideradas, entre as medidas, a proteção ao trabalhador, linhas de crédito e até compras governamentais em setores alimentícios mais impactados.
LEIA TAMBÉM!
Na última quarta-feira (6), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que o plano de contingência seria apresentado ao presidente Lula até o final do dia. Na ocasião, o titular da pasta econômica afirmou que as medidas teriam como foco principal os pequenos empresários, que não dispõem de opções nos Estados Unidos.
A taxa norte-americana de 50% sobre as importações brasileiras teve início na última quarta-feira (6). Um levantamento inicial do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) aponta que a alíquota afetará 35,9% das exportações brasileiras para os Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estão isentos de tributação aproximadamente 700 produtos. Dentre as isenções, encontram-se aviões, celulose, suco de laranja, petróleo e minério de ferro.
Fonte por: CNN Brasil