O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou, na quarta-feira (10), a interligação de Roraima ao Sistema Interligado Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A linha de transmissão Manaus–Boa Vista põe fim ao isolamento do estado, último da federação fora da rede elétrica nacional.
O projeto recebeu investimentos na ordem de R$ 2,6 bilhões e possui uma extensão de 725 quilômetros em circuito duplo de 500 kV, conectando a Subestação Engenheiro Lechuga, no Amazonas, à Subestação Boa Vista, em Roraima, com um ponto de apoio em Rorainópolis.
LEIA TAMBÉM!
A transição gradual das termelétricas para fontes renováveis deve diminuir em mais de um milhão de toneladas as emissões de CO₂ anualmente, além de produzir uma economia anual superior a R$ 600 milhões em combustíveis fósseis.
O governo também declarou que, com a alteração, o consumidor terá acesso à energia mais econômica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula voltou a criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na cerimônia.
Em vez de confrontar nosso sistema integrado, Trump poderia visitá-lo. Ele entenderia que seria mais vantajoso para os Estados Unidos, afirmou.
O presidente também declarou que, se Trump comparecer à próxima COP, planeja realizar uma “comparação” entre os sistemas elétricos do Brasil e dos Estados Unidos.
Investimentos em fundos sustentáveis aumentaram 48% em um ano marcado pela COP30, aponta estudo.
Fonte por: CNN Brasil