Lula assina a lei que institui a Carteira Nacional do Professor
Novo documento concede descontos em hotéis e cartões de crédito.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva promulgou, nesta quinta-feira, 11, a lei que estabelece a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento de identidade funcional, emitido pelo Ministério da Educação (MEC), oferecerá aos professores de escolas públicas e privadas descontos em atividades culturais, incluindo cinema, teatro e apresentações musicais.
A partir de 15 de outubro, mês da celebração do Dia Nacional do Professor, a CNDB deverá ser iniciada sua emissão.
Leia também:

5 maneiras de o The Town auxiliar na sua evolução do inglês

Jovens da Amazônia recebem treinamento para participar da COP30

Secretaria de Educação de Sorocaba (SP) determina exigência de licença para porte de arma em editais para seleção de gestores escolares
Muitas vezes, o professor chegava para mim e dizia: “ministro, às vezes, quando eu vou ao cinema, e tenho que provar que sou professor, para garantir a meia-entrada, tenho que levar o meu contracheque impresso na mão, ou o holerite, como algumas pessoas conhecem. Portanto, a carteira nacional docente brasileira vai ser uma forma de reconhecer”, destacou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante evento de sanção do projeto de lei, no Palácio do Planalto.
O deputado Santana propôs a criação da nova carteira profissional, cuja medida foi discutida no Congresso Nacional durante os últimos meses e aprovada em agosto pela Câmara dos Deputados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O advogado e o médico podem possuir carteiras, enquanto o engenheiro também pode ter uma, mas o professor não pode ter uma carteira bonita para identificar o papel desse profissional. Assim, a partir de agora, com essa sanção, será garantido que todo o professor, que tenha vínculo com alguma instituição, seja do ensino fundamental, ensino médio, da universidade ou instituto federal, terá a garantia dessa carteira nacional docente, por lei.
O ministro comunicou que todos os profissionais com a Carteira Nacional de Docente no Brasil receberão um cartão de crédito, vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, sem cobrança de anuidade e com descontos de 15% em hotéis, por meio de um acordo com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH).
A concessão da carteira
A Carteira Nacional de Docente no Brasil é um documento de identificação destinado aos professores que atuam nas áreas federal, estadual e municipal, tanto no setor público quanto no privado.
A partir de outubro, o professor deverá preencher o cadastro no site do Programa Mais Professores para o Brasil, utilizando a conta da plataforma Gov.br com CPF e senha cadastrados.
O site do programa informa que os dados serão checados através das bases de dados do governo federal, incluindo os registros da Receita Federal do Brasil e do cadastro do Censo Escolar.
O professor deve especificar o regime de dedicação, o município e a unidade federativa em que exerce suas atividades durante o cadastro.
A emissão da nova carteira dependerá da obtenção dessas informações. A expectativa do MEC é que mais de 2 milhões de professores obtenham o novo documento.
Estados, o Distrito Federal e os municípios devem fornecer os dados necessários para a manutenção e a atualização do banco de dados de profissionais da educação, conforme legislação aprovada no Congresso.
A iniciativa integra o programa Mais Professores para o Brasil, que engloba ações de valorização e formação continuada dos professores da educação básica, além de estimular a docência no país.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.