O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu na segunda-feira (16.jun.2025) a extinção do G7 em favor do G20. Para o chefe do Executivo, o grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo possui maior relevância “humana” e “econômica”. Apesar de declarar que o grupo não precisava existir, afirmou que participa desde 2003 para não se recusar à “festa dos ricos”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acredito que o G7, na realidade, não tem nem necessidade de existir. O G20 é mais representativo. O G20 eu acho que tem mais importância, tem mais densidade humana, tem mais densidade econômica.
Argumentou que a Rússia deveria retornar ao bloco, suspensa em 2014 após a anexação da Crimeia. “[O G7] existe desde 1975, desde a Crise do Petróleo. São os primos ricos que se reúnem, mas eles não querem parar de se reunir, mas eles estão no G20”, declarou.
LEIA TAMBÉM!
O G7 é um bloco composto pelas sete maiores economias do mundo. São eles: Itália, Canadá, França, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, juntamente com os países da União Europeia.
Presidentes do Brasil, México, Índia, África do Sul, Austrália, Arábia Saudita e Ucrânia foram convidados para participar da cúpula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o aumento das tensões entre Irã e Israel, o chefe do Executivo declarou ser um “homem que nasceu para a paz”, qualquer conflito o preocupa.
De acordo com a CNN, Lula foi questionado sobre a aprovação do requerimento de urgência do PDL (Projeto de Decreto Legislativo) 314 de 2025, que visa revogar o decreto do governo que elevou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), porém não ofereceu resposta.
Fonte por: Poder 360