O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quinta-feira (12.jun.2025) o emprego de emendas parlamentares aos congressistas, desde que os recursos sejam direcionados a iniciativas com impacto efetivo na vida da população, como a distribuição de máquinas agrícolas que ocorreu em Contagem, Minas Gerais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muitas pessoas criticam as emendas parlamentares. Quando uma emenda é elaborada em parceria com um ministro e conseguimos levar uma máquina desse porte para 301 prefeitos, vale a pena ter emendas. Esse é o papel de um deputado e de um senador. O que não pode é fazer emenda para algo que não tem prioridade ou utilidade, declarou Lula.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), informou que as emendas já estão sendo empenhadas pelo governo e serão pagas a partir do próximo fim de semana.
LEIA TAMBÉM!
O montante total de emendas impositivas para 2025 é de 25 bilhões de reais. Até o momento, a administração petista autorizou gastos de R$ 56,8 milhões e efetivou o pagamento de R$ 824 mil.
A coordenadora do governo com o Congresso recordou que o Orçamento foi aprovado em abril, é “natural” que haja a demora no pagamento. A declaração foi em resposta do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que reclamou da demora no pagamento das emendas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É preciso lembrar que o Orçamento foi aprovado em abril deste ano e não em dezembro. E em relação à aprovação, sanção e início de execução das emendas, temos um processo a seguir, afirmou aos jornalistas na quarta-feira (11.jun).
Fonte por: Poder 360