Lula apresenta Avanços do Acordo do Rio Doce

O ministro Márcio Macêdo, Alexandre Silveira e Paulo Teixeira acompanham o presidente em evento em Mariana.

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará na quinta-feira (12.jun.2025), às 10h, da cerimônia de apresentação dos avanços do acordo Rio Doce na praça central da cidade de Mariana, em Minas Gerais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os ministros Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) participam do evento.

Formulário de cadastro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A live abordou a importância da inteligência artificial para o futuro do marketing, destacando a necessidade de adaptação das estratégias e a utilização de ferramentas de automação para otimizar campanhas e personalizar a experiência do cliente. Discutiu-se sobre o impacto da IA na análise de dados, na criação de conteúdo e na tomada de decisões, enfatizando a importância de profissionais de marketing desenvolverem habilidades em áreas

LEIA TAMBÉM!

O Novo Acordo do Rio Doce é uma renegociação do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), estabelecido em 2016 entre o Poder Público, a mineradora Samarco e suas controladoras, Vale e BHP. As empresas são responsáveis pelo rompimento da barragem de Fundão, que ocorreu em novembro de 2015, em Mariana (MG). O TTAC definiu as bases para a recuperação ambiental e o pagamento de compensações a pessoas, empresas e instituições públicas e privadas impactadas pelo desastre.

Acordo já destinou R$ 7,7 bilhões a vítimas e governos.

Já foram destinados R$ 7,7 bilhões em pagamentos no novo acordo para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Os dados constam no 1º relatório parcial de monitoramento entregue no dia 4 de junho ao ministro Luís Roberto Barroso, do STF.

O documento foi produzido pelo desembargador federal Edilson Vitorelli, do TRF-6 (Tribunal Regional Federal da 6ª Região), e trata do período de dezembro de 2024 a maio de 2025. Segue a íntegra (PDF – 17 MB).

O Termo de Ajustamento de Conduta da Bacia do Rio Doce foi aprovado pelo STF em 2024.

O evento catastrófico.

A ruptura da barragem de Fundão ocorreu em 5 de novembro de 2015, no complexo minerário da Samarco em Mariana (MG). O incidente liberou aproximadamente 39 milhões de metros cúbicos de rejeitos, que causaram a devastação da Bacia do Rio Doce, resultando em 19 mortes e impactando mais de 40 municípios, 3 reservas indígenas e diversas pessoas ao longo do rio até sua foz no Espírito Santo.

A catástrofe causou danos a áreas de preservação e vegetação nativa da Mata Atlântica, resultando na perda da biodiversidade e na degradação ambiental na bacia do Rio Doce e no oceano Atlântico.

Fonte por: Poder 360

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Sair da versão mobile