Troca na Secretaria-Geral da Presidência
Após o anúncio da mudança na Secretaria-Geral da Presidência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou gratidão ao ministro Márcio Macêdo, que será substituído pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). Macêdo ocupava o cargo desde o início do governo, em janeiro de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta segunda-feira (20), o Palácio do Planalto confirmou a troca, que foi decidida após uma reunião entre Lula, Boulos, Macêdo e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social), conforme nota divulgada pelo Executivo.
Agradecimento e Nomeação
Em uma publicação, Lula convidou Boulos para liderar a Secretaria e agradeceu a Macêdo “por todo o trabalho realizado para a ampliação e o fortalecimento da participação social em nosso governo”. A nomeação do novo ministro deve ser publicada nesta terça-feira (21) no Diário Oficial da União.
LEIA TAMBÉM!
Contexto da Troca
A mudança vinha sendo discutida há meses. Em maio, a CNN Brasil informou que Boulos já havia demonstrado interesse em assumir o ministério. Essa movimentação representa uma estratégia do governo para se aproximar do eleitorado, visando as eleições de 2026, uma vez que a Secretaria-Geral gerencia as agendas do presidente com representantes de movimentos sociais, como o MTST, vinculado à militância de Boulos.
Quem é Guilherme Boulos
Guilherme Boulos, nascido em São Paulo, tem 43 anos e é graduado em Filosofia pela USP (Universidade de São Paulo), além de ter um mestrado em Psiquiatria pela mesma instituição. Em 2022, foi o deputado federal mais votado de São Paulo, com 1.001.472 votos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pelo PSOL, Boulos foi candidato à Presidência da República em 2018 e disputou a Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2024, chegando ao segundo turno contra o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Ele é conhecido por sua atuação junto ao MTST e afirma em sua biografia oficial ter se dedicado, por duas décadas, à luta social por moradia digna e reforma urbana no Brasil.