Lula afirma que Trump não foi eleito para ser governante do planeta

O petista afirma que o presidente dos EUA “busca interferir” nos processos judiciais envolvendo Bolsonaro ao estabelecer tarifas de 50%.

18/07/2025 1:54

1 min de leitura

Lula afirma que Trump não foi eleito para ser governante do planeta
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (17.jul.2025) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), não foi eleito para ser “imperador do mundo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula afirmou, em entrevista à CNN Internacional, que Trump “tentou interferir” no Judiciário brasileiro ao estabelecer tarifas de 50% em produtos brasileiros. O presidente reiterou que o país não se submeterá a Trump e manterá sua “soberania”.

Inicialmente, a emissora americana exibiu um trecho da entrevista concedida por Bolsonaro ao Poder360 na terça-feira passada (15.jul). Nesse trecho, o ex-presidente afirmou ser “apaixonado” por Trump, e que o líder norte-americano o tratou como um “irmão”.

Leia também:

Trump anunciou a aplicação da tarifa em 9 de julho. Na ocasião, enviou uma carta a Lula em que cita como um dos fundamentos da decisão que autoridades governamentais brasileiras estariam a realizar um “perseguição”.

Bolsonaro está sendo processado no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições presidenciais de 2022, nas quais ele perdeu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em retaliação à iniciativa de Trump, Lula declarou que o Brasil não tolerará ser supervisionado por ninguém. O petista sancionou na segunda-feira (14.jul) o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica (15.122 de 2025), que será utilizada para combater as tarifas impostas pelos Estados Unidos.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.