Lula afirma que Trump enfrentaria julgamento se o ataque ao Capitólio ocorresse no Brasil
A declaração já havia sido divulgada no dia anterior; o presidente também afirma que é “absurdo” discutir a possibilidade de perseguição contra Jair Bol…

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), declarou nesta quarta-feira (13) que, se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tivesse determinado algo parecido com uma invasão ao Capitólio no Brasil, ele estaria sendo julgado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração ocorreu em resposta a um comentário sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu em um processo criminal que investiga uma tentativa de golpe de Estado em 2022.
Em declarações recentes, incluindo um Relatório do Departamento de Estado e um decreto executivo que implementou a tarifização no Brasil, a Casa Branca manifestou a opinião de que o julgamento é “desproporcional” e uma “caça às bruxas”.
Leia também:

Padilha considera “ato covarde” o cancelamento de vistos da filha e da esposa

A grande aposta na contratação de médicos cubanos foi um sucesso ou fracasso?

A oposição avalia priorizar a Proposta de Emenda à Constituição que trata das prerrogativas dos parlamentares devido ao maior apoio do Centrão
“E eu disse na resposta ao presidente Trump, se ele morasse no Brasil, se ele fosse candidato no Brasil, se a gente tivesse um Capitólio e se ele tivesse mandado invadir o Capitólio, que morreram cinco pessoas, se ele estivesse no Brasil também estaria sendo julgado, e se fosse culpado teria que pagar pelos erros que cometeu”, disse Lula durante a Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária.
“É outra coisa absurda dizer que há uma perseguição contra o ex-presidente. Há uma perseguição, o Brasil não respeita a questão dos direitos humanos, porque o Brasil está sendo injusto com o ex-presidente”. “Povo, injusta a Justiça foi comigo. Eu não tive direito à presunção de inocência, e em vez de fugir para os EUA, eu fui para a Polícia Federal para provar a minha inocência.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração do presidente da República já havia sido feita em entrevista no dia anterior e ao discursar em um congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), em 17 de julho.
Na quarta-feira, Lula também criticou o comportamento de Trump. O petista declarou que o republicano está tentando “destruir o multilateralismo” e que “não há ninguém” para discutir sobre as tarifas.
O presidente de uma República, como nos Estados Unidos, não pode ter se comportado da maneira que teve em relação ao Brasil. São 200 anos de relações diplomáticas. Já perdoamos a participação deles no golpe de 1964, já perdoamos, e não fazemos mais isso,” afirmou Lula.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)