O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, no sábado (7.jun.2025), que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, decidirá se irá ao Brasil para participar da cúpula dos Brics. O petista afirmou que o líder russo foi convidado e é um membro nato do bloco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A participação de Putin no evento a ser realizado no Rio (RJ) nos dias 6 e 7 de julho é incerta devido a um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional em 2023, relacionado a supostos crimes de guerra no conflito com a Ucrânia.
Lula afirmou em conversa com jornalistas em Paris que “o Putin é membro nato dos Brics, ele é um dos criadores do Brics, ele pode participar ou não, ele está condenado por um tribunal internacional, ele sabe que ele corre risco, mas a decisão é dele”.
LEIA TAMBÉM!
Acompanhe a íntegra da entrevista com Lula com jornalistas (1h5min10s).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o mandado em aberto, Putin corre o risco de ser preso se estiver em um país signatário do tribunal internacional, como é o caso do Brasil.
O líder do Kremlin já realizou viagens internacionais desde a posse, mas sempre para países historicamente aliados da Rússia.
Em 2023, Putin não compareceu pela primeira vez a uma cúpula dos BRICS. O evento ocorreu na África do Sul e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, representou o país pessoalmente.
Lula é afastado da presidência.
O presidente desembarcou em Paris na quarta-feira (4 de junho) e permanecerá no país até segunda-feira (9 de junho). Sua passagem pela França inclui uma visita à Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), em Lyon, para abordar o combate ao crime organizado.
Consulte os compromissos de Lula no país:
Fonte por: Poder 360