Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Lula afirma que o Brasil não deseja ser mantido sob alçadas

Lula afirma que o Brasil não deseja ser mantido sob alçadas

A Casa Branca respondeu aos posicionamentos do presidente e afirmou que Trump “não está tentando ser imperador do mundo”.

Por: Ricardo Tavares

17/07/2025 20:54

2 min de leitura

Lula afirma que o Brasil não deseja ser mantido sob alçadas
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Lula (PT) reiterou nesta quinta-feira (17), em entrevista à emissora CNN dos Estados Unidos, que está “aberto a negociar o que for necessário” com o governo estadunidense de Donald Trump em relação às tarifas, mas que “o Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto” ao comentar sobre a tentativa de interferência do republicano na política brasileira. “O que não queremos é ser feitos de reféns. Queremos ser livres”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula reiterou que a carta do governo dos Estados Unidos distorce a relação comercial entre os países e busca interferir em um processo do Poder Judiciário brasileiro. O presidente afirmou que não é ele quem julga o ex-presidente Jair Bolsonaro, e sim o Supremo Tribunal Federal (STF), e defendeu que “é inaceitável a interferência dos EUA em assuntos internos do Brasil”.

O presidente mencionou também ter sido julgado pela mesma corte, e nunca ter promovido uma campanha contra a instituição, como é imputado a Bolsonaro. “O presidente Trump tem que respeitar a soberania deste país. A soberania da Suprema Corte, a soberania do Legislativo, a soberania do Poder Executivo. Assim como eu respeito a soberania americana”, disse.

Leia também:

Blog post image

Haddad busca relatório de consignações privadas para lidar com o limite de juros

Blog post image

A Rússia utiliza adolescentes no desenvolvimento de drones militares

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad e a mkinistra Simone Tebet (Planejamento), anunciou uma “contenção” de R$ 15 bilhões em 2024 para cumprir as regras do marco fiscal, depois da frustração na apuração de receitas e do aumento acima do esperado de despesas obrigatórias. | Sérgio Lima/Poder360 - 18jul2024

Governo analisa intervalo de ausência para corte de gastos

Lula antecipou em entrevista que o Brasil buscará uma solução definitiva por meio da diplomacia, mas tentará inicialmente “uma solução final pela via diplomática”. O presidente declarou que está em contato com empresários e buscando uma solução comercial, sem descartar o uso da recentemente aprovada lei de reciprocidade.

Seria muito mais adequado buscar uma negociação e um acordo viável, considerando que temos uma relação muito forte há 201 anos. O que não pode ocorrer é o presidente Trump esquecer que foi eleito para ser o presidente dos Estados Unidos, e não o imperador do mundo”, afirmou Lula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração foi respondida pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, horas depois. Em coletiva de imprensa, ela afirmou que “o presidente [Trump] certamente não está tentando ser o imperador do mundo”, e que as ações de seu governo contra o Brasil são do “melhor interesse do povo dos Estados Unidos”. A porta-voz também citou a investigação aberta pelos Estados Unidos contra o Brasil por supostas práticas desleais de comércio, que afetam empresas americanas, e disse que “as regulamentações digitais brasileiras e as fracas proteções à propriedade intelectual” prejudicam as companhias do país. Um dos pontos apontados na investigação governamental é que empresas do país seriam afetadas negativamente pelos “serviços de pagamento eletrônico”, isto é, o Pix.

Fonte por: Brasil de Fato

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Estados UnidosLulaPixsoberaniatarifas
Foto do Ricardo Tavares

Autor(a):

Ricardo Tavares

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Imagem do post

Olimpíadas

Comitê Olímpico dos EUA segue orientação de Trump sobre atletas trans

23/07/2025 2:09 | 2 min de leitura

● O velório de Preta Gil acontecerá nesta sexta-feira no Theatro Municipal do Rio

23/07/2025 2:03 | 1 min de leitura

● Haddad busca relatório de consignações privadas para lidar com o limite de juros

23/07/2025 2:01 | 2 min de leitura

● Barcelona restringe operações de terminais de cruzeiro para mitigar o impacto do turismo excessivo

23/07/2025 1:59 | 1 min de leitura

● A Rússia utiliza adolescentes no desenvolvimento de drones militares

23/07/2025 1:57 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!