O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (10.jul.2025) não estar obrigado a adquirir dólar para transações com outros países do Brics. Ele reiterou o interesse do bloco na criação de uma moeda alternativa independente do dólar nos mercados internacionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração ocorreu após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar que aplicará uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros. Uma das razões que podem ter motivado a decisão foi a possibilidade estudada pelo BRICS de desvalorizar as negociações entre os membros.
Na terça-feira (8 de jul.), Trump ameaçou taxar os países do bloco em 10%.
LEIA TAMBÉM!
Ele não expressou uma postura mais rígida do que outras declarações que já proferiu. Ele chegou a afirmar, em outra ocasião, que a criação de uma moeda implicaria em punições para os países. Temos interesse, é verdade, em criar uma moeda para realizar o comércio com a Venezuela, com a Bolívia, com o Chile, disse Lula, em entrevista à Record.
Lula declarou, de forma irônica, que o americano demonstrava apreensão em relação à cúpula do BRICS e poderia lhe oferecer a oportunidade de integrar o bloco, se desejasse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Provavelmente, Trump deveria ter se preocupado com a reunião do BRICS. É curioso, pois ele não estava presente na reunião do G7, e nós representamos três países nesse fórum: Índia, Brasil e África do Sul, além do México e Coreia. No G20, os BRICS contam com 10 países que também participam do G20. Disse ele que qualquer dia o convidaria para participar dos BRICS.
Fonte por: Poder 360