Lula afirma que não é um “estrangeiro” que irá determinar o rumo dos acontecimentos

O presidente brasileiro censurou as ações do chefe de Estado americano durante um pronunciamento em Goiânia.

17/07/2025 19:03

1 min de leitura

Lula afirma que não é um “estrangeiro” que irá determinar o rumo dos acontecimentos
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, na quinta-feira (17), durante o discurso no Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), em Goiânia, que não tolerará instruções de um estrangeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Mas um homem que nasceu em Caetité, chegou em São Paulo com sete anos de idade, comeu pão pela primeira vez com sete anos. Sobreviveu criado por uma mãe de oito filhos, chegou à Presidência da República, não é um estrangeiro que vai dar ordens a um presidente da República”, disse Lula.

A afirmação foi feita em meio a críticas às medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu impor uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

Leia também:

Não aceitamos que nos deem lições, aconselhamento até aceitamos, mas lições não aceitamos. Por último, eu queria dizer para vocês, nós estamos com muita tranquilidade, o meu vice-presidente [Geraldo Alckmin] e o ministro das relações exteriores [Mauro Vieira] estão negociando há mais de dois meses.

Adicionalmente ao novo imposto, o presidente dos Estados Unidos, através da secretaria do USTR (Representante Comercial dos EUA), aprovou uma investigação sobre as práticas comerciais consideradas “prejudiciais” do Brasil, divulgada na terça-feira (15).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A investigação, anteriormente mencionada por Trump, visa verificar se as ações, políticas e práticas do Brasil no âmbito do comércio digital e tarifas preferenciais, entre outros aspectos, são consideradas “irracionais ou discriminatórias” e se incidem sobre o comércio dos Estados Unidos, onerando ou restringindo-o.

Sob a supervisão de Douglas Porto.

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.