O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria “assumir a responsabilidade” pela tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, estabelecida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula afirmou, em entrevista ao Jornal da Record, que a retaliação de Trump ao Brasil se deve ao fato de que o filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), teria “influenciado” o líder norte-americano a interferir em processos judiciais.
Ele deve respeitar o Poder Judiciário brasileiro da mesma forma que eu respeito o Poder Judiciário americano. Se o que Trump fez no Capitólio fosse no Brasil, ele seria processado como Bolsonaro e corria o risco de ser preso, pois violou a democracia e a Constituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O principal argumento de Trump em relação à imposição de tarifas é que as autoridades governamentais brasileiras estariam “perseguindo” Jair Bolsonaro. O ex-chefe do Executivo federal é réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições presidenciais de 2022, em que foi derrotado.
O processo judicial contra os responsáveis pelo planejamento do golpe de Estado não está sujeito a interferências ou ameaças que violem a independência das instituições nacionais, conforme declarado por Lula em nota divulgada na quarta-feira (9.jul).
LEIA TAMBÉM!
Em sua carta a Lula, Trump classificou como uma “vergonha internacional” o modo como Bolsonaro é julgado, afirmando que há uma “caça às bruxas” que deve terminar “imediatamente”.
Fonte por: Poder 360
