Lula afirma que Bolsonaro enviou Eduardo aos EUA para que Trump ameacasse o Brasil
O presidente dos Estados Unidos anunciou uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, em agenda no Espírito Santo na sexta-feira (11), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) instruiu o filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se encontra nos Estados Unidos desde março, solicitar para Donald Trump emitir “ameaças” contra o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ex-presidente Jair Bolsonaro, com sua covardia, não teve a ousadia de promover um golpe no país. Ele está sendo processado e julgado. Ele enviou seu filho para os Estados Unidos, solicitando que o então presidente Trump fizesse uma ameaça”, afirmou Lula.
O presidente brasileiro solicitou que o filho, deputado, se afastasse da Câmara para os Estados Unidos, buscando: “Trump, pelo amor de Deus, Trump, salva meu pai, não deixe meu pai ser preso”. Adicionou que era preciso criar vergonha na cara porque a coisa mais pequena na vida é não ter caráter, referindo-se a Jair Bolsonaro, que é réu desde o dia 26 de março, na ação que apura uma tentativa de golpe de Estado, após decisão unânime da Primeira Turma do STF.
Leia também:

Real Madrid formaliza a chegada de lateral por valor superior a 300 milhões de reais

Debate sobre aumento de tarifas segue rota que não beneficia o Brasil, afirma Roriz Coelho

Tarifa Americana: Quando o Imposto de Defesa Chega ao Fim?
A declaração de Lula ocorre após o presidente norte-americano anunciar uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
Durante o anúncio, Trump declarou que a cobrança era necessária considerando a atitude do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação a Bolsonaro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente dos EUA reiterou que a relação comercial entre os países é “muito injusta”, caracterizada por desequilíbrios decorrentes de “políticas tarifárias e não-tarifárias e pelas barreiras comerciais do Brasil”, e que os EUA deveriam romper com essa relação comercial de longa data.
O petista declarou, durante o evento, que o republicano está “muito mal informado”.
O Brasil não possui déficit comercial com os Estados Unidos, é o Brasil que tem déficit comercial com os Estados Unidos. Só para vocês terem ideia, em 15 anos, com comércio e serviço, nós temos um déficit de 400 bilhões de dólares com os Estados Unidos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.