Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Lula afirma que a democracia enfrenta perigos semelhantes aos do período nazista

Lula afirma que a democracia enfrenta perigos semelhantes aos do período nazista

Ao lado de Gustavo Petro, Pedro Sánchez, Yamandú Orsi e Gabriel Boric, o presidente do Brasil defendeu a necessidade de ações concretas e urgentes em re…

Por: Pedro Santana

22/07/2025 6:43

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva associou a recente onda de extremismo na política à ascensão do Partido Nazista na Alemanha, durante a década de 1930. A afirmação foi feita a jornalistas, na segunda-feira (21), em Santiago, no Chile, onde Lula participou da reunião de alto nível sobre a defesa da democracia, organizada pelo presidente chileno Gabriel Boric.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que estamos fazendo este movimento? Porque a democracia corre risco com o extremismo, como ocorreu na fundação do Partido Nazista, com a questão da ascensão de Adolf Hitler. O que queremos é democracia, não importa que seja de direita, que seja de esquerda, que seja de centro. O que queremos é o exercício da democracia, com tolerância, com respeito à diversidade, com respeito ao pensamento ideológico, com respeito à cultura de cada país, a cada religião. É isso que eu quero para o Brasil.

Além disso, participaram do evento Democracia Sempre os líderes da Colômbia, Gustavo Petro; da Espanha, Pedro Sánchez; e do Uruguai, Yamandú Orsi. Na sequência da reunião reservada entre os líderes, eles se encontraram com representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e de grupos de reflexão sobre políticas públicas. As discussões abordaram três temas: defesa da democracia e do multilateralismo; combate às desigualdades; e tecnologias digitais e o enfrentamento da desinformação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Lula, é necessário atos concretos e urgentes diante do agravamento da ofensiva antidemocrática no mundo. Após o encontro entre os presidentes, eles divulgaram uma declaração conjunta com compromissos e consensos em defesa da democracia.

O documento, divulgado pelo Palácio Itamaraty, aponta ações prioritárias e premissas consideradas essenciais, incluindo: “A promoção de um multilateralismo inclusivo e participativo”; “A reforma do sistema de governança global”; “O fortalecimento de uma diplomacia democrática ativa, baseada na cooperação entre Estados que compartilham os valores da democracia, da justiça social, dos direitos humanos e da soberania”; “Reafirmar o compromisso com a paz, o respeito ao direito internacional e aos direitos humanitários”.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Desembargador Macário Judice Neto é acusado de vazamento de operação da PF envolvendo TH Joias

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Defesa de Jair Bolsonaro pede visitas diárias de fisioterapeuta durante detenção em Brasília

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Lula promove troca no Ministério do Turismo para fortalecer relações com Hugo Motta e União Brasil

Aumento das tensões

O encontro no Chile já estava agendado há algum tempo, mas ocorre no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensifica os ataques tarifários contra vários países, incluindo o Brasil. Sobre isso, ainda na entrevista com jornalistas, Lula ressaltou que, até o momento, não existe uma guerra tarifária aberta com os Estados Unidos, pois o Brasil não respondeu à imposição de tarifas recíprocas.

Não estamos numa guerra tarifária. Essa guerra tarifária começará na hora em que eu der a resposta ao Trump, se ele não mudar de opinião. Porque as condições que o Trump impôs não foram condições adequadas”, afirmou. O presidente brasileiro demonstrou otimismo com uma solução negociada para o impasse e voltou a destacar a necessidade dos empresários se envolverem numa pressão conjunta.

Estou com uma certa tranquilidade. Isso porque o Ministério das Relações Exteriores está atuando nisso. Tenho uma pessoa da qualidade de Alckmin envolvida e os empresários precisam compreender que, antes dos governos tentarem solucionar, os empresários brasileiros devem conversar com seus parceiros nos Estados Unidos, pois são eles que sofrerão com as consequências.

História

O evento no Chile acontece em continuidade à primeira reunião de alto nível Em Defesa da Democracia: Lutando contra o Extremismo, realizada em setembro de 2024, em paralelo à 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. O encontro foi promovido pelo presidente Lula e pelo espanhol Pedro Sánchez.

A próxima etapa da iniciativa prevê a realização de uma reunião durante a 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro próximo, em Nova York. Na ocasião, também deverão participar os líderes de México, Inglaterra, Canadá, Honduras, Austrália, África do Sul e Dinamarca.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Adolf HitlerextremismoLulaPartido Nazista
Foto do Pedro Santana

Autor(a):

Pedro Santana

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.

Imagem do post

Política

Eduardo Bolsonaro defende viagem aos EUA mesmo após anúncio de perda de mandato

18/12/2025 21:17 | 1 min de leitura

● Governo Lula cede e aceita CPMI do INSS após prisão de senador; escândalo gera crise política!

18/12/2025 22:09 | 1 min de leitura

● Mata-Mata da Conference League: Conheça os 24 times que avançaram para a fase decisiva!

18/12/2025 22:11 | 1 min de leitura

● Gustavo Petro Rejeita Autoridade de Maduro sobre Forças Armadas da Colômbia em Tensão Regional

18/12/2025 22:53 | 2 min de leitura

● Vôlei Renata avança às semifinais do Mundial de Clubes; Praia Clube é eliminado!

18/12/2025 22:55 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!