Lula afirma que a China apresenta o modelo mais eficaz para lidar com as mudanças climáticas

O chefe do executivo declarou que o país era visto globalmente como uma entidade infratora e poluente, e que nações industrializadas não arcaram com os …

07/07/2025 17:45

1 min de leitura

Entrevista coletiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, André Corrêa do Lago,secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e Presidente da COP 30, eo ministro das Exteriores do Mauro Vieira, após o término da 17ª Reunião dos BRICS, no Museu de Artes Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.| Sérgio Lima/Poder360 - 05.jul.2025
Entrevista coletiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, And...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na segunda-feira (7.jul.2025), que a China, país membro dos Brics, é atualmente “o melhor modelo no enfrentamento do clima”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desejo recordar que em 2009, em la COP de Copenhague, China era considerada la principal contaminante del mundo. Estuve allí. Todos queriam castigar a China, afirmó el político durante una entrevista a periodistas en Río de Janeiro, donde se realizava la cumbre de los BRICS.

Lula também destacou que esteve presente na discussão com o país asiático, devido a “um litígio [disputa jurídica] a ser quitado, uma obrigação”.

Leia também:

Os países industrializados haviam poluído o planeta de forma muito maior e não arcam com custos. Atualmente, a China é o melhor modelo no combate às mudanças climáticas. É a mais rápida na transição energética e busca tornar a economia de baixo carbono, servindo de exemplo para o G7.

Conforme apurado pelo Poder360, os principais jornais da China ofereceram pouca cobertura às discussões da cúpula dos BRICS no Rio. Na segunda-feira (7.jul) no país asiático, correspond à noite de domingo (6.jul) no Brasil, apenas a estatal CGTN – focada em notícias internacionais – possuía uma reportagem de dois parágrafos sobre o evento em posição de maior destaque em seu site.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente da China, Xi Jinping (PCCH), não participou do evento no Rio. O primeiro-ministro, Li Qiang, liderou a delegação chinesa.

Este texto foi elaborado pelo estagiário de jornalismo Davi Alencar, com a supervisão do editor Augusto Leite.

Fonte por: Poder 360

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.