Lula afirma não desejar ser influenciado pelos Estados Unidos, em referência à tarifa imposta por Trump
O petista declarou que o presidente americano “não demonstrou vontade de negociar”, afirmando que o mesmo busca “liberdade comercial”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (17.jul.2025) que não pretende se afastar dos Estados Unidos, porém o Brasil não quer ser “refém” desse país norte-americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ninguém quer se separar dos EUA, ninguém quer ser livre deles. O que não queremos é ser reféns. Queremos liberdade para o comércio”, disse Lula em entrevista à CNN Internacional.
O petista afirma que o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), “não está interessado” em negociar as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
Leia também:

Polícia executa operação e prende indivíduos ligados a onda de assaltos no estado da Bahia

Após o convite para “tomar bolo” de Trump no G7, o primeiro-ministro da Austrália realiza viagem de seis dias à China

Administração Biden questiona Lula e considera Trump como ‘líder do mundo livre’
A decisão de Trump.
Uma das principais alegações do presidente dos EUA é que as autoridades governamentais brasileiras estariam a “perseguir” o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Bolsonaro está sendo processado no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições presidenciais de 2022, nas quais foi derrotado. Pode receber até 43 anos de prisão, se condenado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em retaliação à medida de Trump, Lula declarou que o Brasil não tolerará ser supervisionado por ninguém e que a elevação unilateral de tarifas sobre exportações brasileiras adotará a Lei da Reciprocidade Econômica (15.122 de 2025) como resposta à imposição.
O processo judicial contra os responsáveis pelo planejamento do golpe de Estado cabe exclusivamente à Justiça Brasileira e, por conseguinte, não está sujeito a qualquer tipo de interferência ou ameaça que viole a independência das instituições nacionais, declarou Lula em 9 de julho.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.