Lula abordará temas com Motta e integrantes do Republicanos na reunião de terça-feira
A agenda foi proposta pela ministra Gleisi Hoffmann, que coordena a relação política do governo federal.

O presidente Lula (PT) deve se reunir, na terça-feira 19, com o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, e outros líderes do partido Republicanos. O encontro será um almoço no Palácio do Alvorada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta de agenda foi apresentada pela ministra Gleisi Hoffmann, encarregada da coordenação política do governo, como parte de uma linha de diálogos com os partidos do Centrão que fazem parte, em parte, da base de apoio de Lula no Congresso Nacional. Nesse sentido, já ocorreram reuniões com o PSD e com o União Brasil. A ministra, mais uma vez, foi designada para participar do almoço.
A agenda, como nos demais diálogos com as parlamentares, deve focar especificamente no vínculo do governo do PT com o Congresso Nacional. Lula deverá abordar as prioridades de votação para o período de segundo semestre e considerar as solicitações do Republicanos a fim de assegurar o desenvolvimento da agenda.
Leia também:

Os eleitores brasileiros são definidos, da esquerda para a direita, conforme nova pesquisa

O procurador-geral da República, Carlos Roberto Barroso, afirmou que houve ação direcionada contra o Estado Democrático de Direito

Moraes menciona ameaças feitas por Bolsonaro
Além de Motta e Gleisi, o deputado Gilberto Abramo, líder do Republicanos na Câmara, e o deputado Marcos Pereira, presidente nacional da legenda, também participarão do almoço. Silvio Costa Filho, atual ministro de Portos e Aeroportos, que é filiado ao Republicanos, completa a lista de participantes.
A presença do partido na Esplanada dos Ministérios, aliado, também deve ser alvo das tratativas. Apesar da pressão de parte da sigla pelo desembarque do governo, não há qualquer indicação de que Lula promoverá uma troca no posto. A expectativa é que o petista reforce o acordo de que a indicação é do partido, assim como fez nos demais encontros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falta de senadores
Apesar da presença de figuras importantes do Republicanos na pauta, o evento não terá a participação de senadores da sigla. Ao contrário da Câmara, onde Lula conta com o apoio parcial do Republicanos, no Senado os parlamentares são totalmente alinhados à oposição ao governo federal.
Eleições 2026
Não existe indicação oficial de que a agenda deva abordar as eleições de 2026. O assunto, contudo, foi discutido nos demais encontros entre Lula e líderes partidários.
O Republicanos planeja lançar a candidatura de Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo, à Presidência em 2026. Filipe, do partido, o indica como um dos possíveis substitutos de Jair Bolsonaro (PL) na eleição.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.