Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou sua popularidade e é o presidente com maior índice de aprovação na América do Sul, conforme dados divulgados pela CB Consultoria Opinião Pública, que realiza monitoramento mensal. Os resultados indicam 49,2% de percepção positiva e 49,5% de negativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O segundo lugar é do presidente do Uruguai, Yamandú Orsi (também de esquerda), que obteve 48,9% de avaliação positiva. Ele liderava a pesquisa em julho. O equatoriano Daniel Noboa ascendeu da quarta para a terceira posição, com 46,8%, enquanto o argentino Javier Milei caiu para a quarta posição, com 46,1%. Gabriel Boric, do Chile, ocupa a quinta posição, com 43,8%.
Apesar de Lula ter avançado para o primeiro lugar, observou-se uma pequena retração em seus índices em relação à rodada de julho, período em que registrou 49,8% de avaliação positiva e 47,1% de negativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a CB, representa-se a primeira vez que todos os presidentes da região apresentam uma queda em sua avaliação positiva em relação ao mês anterior. O impacto mais notável foi o do venezuelano Nicolás Maduro (-4,9 pontos percentuais). A diminuição mais leve foi a de Dina Boluarte, do Peru (-0,2 ponto).
Uma consultoria argentina realizou entrevistas com 11.522 indivíduos com 18 anos ou mais no Brasil, Colômbia, Argentina, Peru, Venezuela, Chile, Equador, Bolívia, Paraguai e Equador. A média foi de 1.037 a 1.578 entrevistados por país, com uma margem de erro de até três pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Os dados foram coletados pela internet entre 18 e 22 de agosto.
LEIA TAMBÉM!
Fonte por: Carta Capital
