Luiz Inácio Lula da Silva apresentou um projeto de lei ao Congresso Nacional com o objetivo de criar um novo feriado nacional, o Dia da Independência

O Presidente defende que o dia 7 de setembro representou apenas “o grito do Imperador”; a nova data homenageia a expulsão de tropas portuguesas na Bahia…

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Projeto de Lei para o Dia Nacional da Consolidação da Independência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou nesta terça-feira (1º de julho de 2025) um projeto de lei ao Congresso Nacional que estabelece o dia 2 de julho como o Dia Nacional da Consolidação da Independência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A data sugerida remete à independência da província da Bahia, momento em que moradores expulsaram tropas portuguesas do Brasil. Lula já havia expressado sua indignação em relação à falta de destaque a essa data.

Estamos apresentando hoje um projeto de Lei ao Congresso Nacional para estabelecer o dia 2 de julho como o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. Nesta quarta-feira, estarei em Salvador para celebrar esta data histórica com o povo baiano.

LEIA TAMBÉM!

“É verdade que Dom Pedro I proclamou a Independência, mas poucas pessoas sabem que, em 2 de julho de 1823, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses retornassem. Esse fato não é conhecido porque não consta nos livros didáticos brasileiros”, afirmou Lula.

Ao lado dos ministros Sidônio Palmeira (Secom), Rui Costa (Casa Civil) e do senador Jaques Wagner (PT), Lula informou que celebrará a data em Salvador, na Bahia, na próxima quarta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Sair da versão mobile