Lucas Pinheiro Braathen Faz História nas Olimpíadas de Inverno
No último sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen fez história ao conquistar a primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas de Inverno. O esquiador de 25 anos garantiu a medalha de ouro na prova de slalom gigante 200m durante os Jogos de Milão-Cortina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta sexta-feira (20), ele foi homenageado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em Milão, na Itália.
Na Casa Brasil, espaço de apoio da delegação brasileira na competição, Lucas recebeu um cheque simbólico. Assim como outros campeões olímpicos, ele será premiado com R$ 350 mil. Marco La Porta, presidente do COB, comentou sobre a importância da premiação: “É um reconhecimento justo pelo trabalho e esforço do atleta na conquista da medalha.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lucas expressou sua felicidade com a conquista: “Estou em uma posição de trazer o bem para o povo. Tenho a atenção do povo brasileiro e a oportunidade de promover mudanças. Estou animado para ajudar a nova geração que deseja entrar nos esportes e celebrar a diversidade do nosso país.”
Conquista do Ouro em Milão-Cortina
Lucas Pinheiro Braathen fez história no sábado (14), ao finalizar em primeiro lugar no slalom gigante 200m. Com um tempo de 2:25.00 na segunda descida, ele garantiu a medalha de ouro. O pódio foi completado por dois suíços: Marco Odermatt (+0.58) e Loic Meillard (+1.17).
LEIA TAMBÉM!
Com essa vitória, o Brasil alcançou o 16º lugar no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026.
Apenas Austrália e Nova Zelândia são os outros países do Hemisfério Sul a conquistarem medalhas em Olimpíadas de Inverno.
Quem é Lucas Pinheiro Braathen?
Lucas nasceu em Oslo, Noruega, em 19 de abril de 2000. Ele foi influenciado por seu pai, que o incentivou a seguir a carreira no esqui alpino, onde também compete no slalom. Apesar de sua forte ligação com a Noruega, Lucas defendeu a bandeira norueguesa até 2024, mantendo laços com a cultura do país, incluindo a paixão pelo futebol.
Embora não se visse inicialmente como esquiador, Lucas superou períodos difíceis e até considerou se aposentar do esporte. Atualmente, ele é uma figura constante no Brasil, onde participa de encontros familiares e conta com o apoio de sua família para continuar sua trajetória no esqui.
