Lucas Ferraz alerta sobre os efeitos das políticas protecionistas de Trump na indústria americana
Lucas Ferraz, ex-secretário de Comércio Exterior, alerta sobre os efeitos das políticas protecionistas de Donald Trump na competitividade da indústria americana
Impacto das Políticas Protecionistas de Trump na Indústria Americana
Lucas Ferraz, ex-secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia e atual coordenador do Centro de Estudos de Negócios Globais da FGV, alertou sobre os efeitos das políticas protecionistas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo ele, essas medidas têm prejudicado a competitividade da indústria norte-americana, resultando em uma queda nas exportações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A análise foi realizada durante sua participação no programa ‘WW Especial’, da CNN. Ferraz destacou que as tarifas estão se aproximando dos níveis observados durante a Grande Depressão de 1929. “As tarifas anunciadas por Trump estão em média de 17%, um percentual elevado que se compara aos 20% da década de 1930”, afirmou.
Discrepâncias nas Tarifas
Apesar do percentual nominal de 17%, Ferraz apontou uma diferença significativa ao considerar a tarifa efetiva, que é a receita tarifária sobre os valores importados. “Na prática, a tarifa efetiva nos Estados Unidos gira em torno de 10%, quase a metade do valor nominal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso indica que há manobras em curso, possivelmente devido a exceções e ações de empresas importadoras americanas, reduzindo a arrecadação esperada”, explicou.
Sobre o impacto das tarifas na inflação geral dos EUA, Ferraz comentou que o efeito é retardado. Um dos fatores para esse atraso foi a antecipação de importações no primeiro semestre, antes da implementação total das tarifas mais altas, resultando em um estoque elevado de produtos nas empresas americanas. “Essas empresas aparentemente evitaram repassar o preço imediatamente enquanto o estoque estava alto”, destacou.
Leia também:
Marcello Estevão alerta sobre riscos das sanções e tarifas na política econômica global
Pacote de Remuneração da Tesla Pode Fazer Elon Musk o Primeiro Trilhionário do Mundo
Banco do Brasil e Bradesco lideram ranking de marcas mais valiosas no Brasil em 2025
Estrutura da Economia Americana
Ferraz também mencionou que o impacto geral das tarifas é menor devido à estrutura da economia dos Estados Unidos, que é predominantemente de serviços. “Com um PIB de US$ 29 trilhões, o comércio tem um grau de importância relativa muito menor em comparação com outras economias”, ponderou.
Erosão da Competitividade Industrial
No setor industrial, os efeitos negativos são imediatos e já visíveis. Ferraz observou uma queda nas exportações industriais americanas, um sinal da perda de competitividade. Ele explicou que o aumento dos custos dos insumos importados, em um contexto de cadeias de suprimentos internacionais integradas, eleva os preços dos produtos americanos no exterior.
Sobre o Programa WW Especial
O programa ‘WW Especial’, apresentado por William Waack, é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












