Medida favorece trabalhadores excluídos do calendário regular devido a falhas ou atrasos na entrega de informações pelos empregadores.
Aproximadamente 1,6 milhão de trabalhadores que apresentaram inconsistências nos dados enviados pelos empregadores e que estiveram empregados com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023, recebendo até dois salários mínimos, terão direito a um pagamento extra.
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O governo federal inicia nesta quarta-feira (15) o pagamento de um lote adicional de R$ 1,5 bilhão referente ao abono salarial do PIS (Programa de Integração Social) e do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
Essa ação beneficia aqueles que não foram contemplados no calendário regular devido a falhas ou atrasos na transmissão de informações pelos empregadores à Rais (Relação Anual de Informações Sociais) ou ao e-Social.
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De acordo com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), o lote extraordinário foi autorizado pela Resolução Codefat nº 1.013/2025, que permitiu a correção dos dados pelas empresas até 20 de junho.
Os valores a serem pagos variam entre R$ 126,50 e R$ 1.518,00, dependendo do número de meses trabalhados em 2023, que é o ano-base para o cálculo do benefício. Os recursos estarão disponíveis para saque até 29 de dezembro de 2025.
O lote extra é destinado apenas a trabalhadores que atendem aos critérios gerais, mas cujas informações foram corrigidas e reenviadas até junho deste ano.
Os trabalhadores podem verificar se têm direito ao abono salarial através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, acessando com CPF e senha do gov.br, na aba “Benefícios” e selecionando “Abono Salarial”.
Outra opção é entrar em contato com a Central Alô Trabalho pelo número 158, que oferece atendimento gratuito.
Os aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem também estão disponíveis para trabalhadores da iniciativa privada.
Para os beneficiários do PIS (trabalhadores da iniciativa privada), o pagamento será feito por meio de:
Para os beneficiários do Pasep (servidores públicos e trabalhadores de estatais), o pagamento será realizado através de:
Os saques podem ser realizados até 29 de dezembro de 2025. Aqueles que acreditam ter direito, mas não foram incluídos no lote, podem registrar um recurso diretamente no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 158 (Alô Trabalho), pelo e-mail [email protected] (substituindo “uf” pela sigla do estado) ou nas superintendências regionais do Trabalho.
Autor(a):
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.