Literatura no Enem: Autores e obras mais citadas e como se preparar
É possível cobrar obras clássicas na prova, mesmo sem uma lista de títulos exigidos.
Diferentemente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em relação a vestibulares como a Fuvest e a da Unicamp, que exigem uma lista de livros predefinida, as obras clássicas brasileiras desempenham um papel fundamental na prova. Especialistas afirmam que a chave para o sucesso na seção de literatura é o estudo aprofundado de autores consagrados que abordam temas sociais, culturais e históricos importantes para o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Enem, os textos literários se apresentam em questões que demandam análise de excertos, comparação entre autores, identificação de crítica social e compreensão simbólica. Além disso, diversos desses livros oferecem material para o aluno construir argumentos na redação com profundidade e originalidade.
A prova do Enem avalia muito além de nomes e datas. A literatura se manifesta na prova de maneira interdisciplinar, principalmente na prova de Linguagens e na redação, e exige que o estudante identifique escolas literárias, estilos de linguagem, temas e valores sociais presentes nas obras, comenta Thiago Silverio Barbosa, professor de Língua Portuguesa da Escola Internacional de Alphaville, de Barueri (SP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme Janaína Arruda, professora de literatura da Escola Bilíngue Aubrick, de São Paulo (SP), as questões envolvem textos que permitem relacionar língua e literatura, arte e literatura, literatura e humanidades, discutindo crítica social, desigualdades e identidade nacional. “Dessa forma, não encontramos apenas textos literários tradicionais e autores do cânone, mas também textos críticos, letras de canções, poemas contemporâneos, quadrinhos ou qualquer manifestação que apresente fruição estética”, afirma Janaína.
A utilização de recursos como vídeos, resumos críticos, podcasts e filmes pode otimizar a preparação durante os estudos. “Ler trechos representativos e fazer anotações também ajuda na fixação dos conteúdos”, indica Ana Claudia Gomes, coordenadora pedagógica do Brazilian International School – BIS, de São Paulo (SP).
Leia também:
Unifesp lança curso de Arquitetura e Urbanismo na zona leste de São Paulo com 60 vagas para 2026
São Paulo sedia a Career Fair em novembro com oportunidades de emprego e networking internacional
Unesp divulga orientações essenciais para o Vestibular 2026; saiba tudo sobre as provas!
10 livros e autores que mais aparecem no Exame Nacional do Ensino Médio
Os educadores listaram títulos que já foram mencionados em edições anteriores da prova e podem ser cobrados nesta edição. Diversos livros estão disponíveis em domínio público ou foram adaptados em filmes e séries, facilitando o acesso e a compreensão das obras.
Ministério da Educação disponibiliza cursos online gratuitos de Física e Química para preparação para o vestibular.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












