Lisa Cook do Federal Reserve descarta corte de juros e alerta sobre inflação elevada

Lisa Cook, do Federal Reserve, descarta cortes na taxa de juros sem evidências de inflação em queda. Saiba mais sobre suas declarações impactantes em Miami!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Lisa Cook do Federal Reserve fala sobre taxa de juros

A diretora do Federal Reserve, Lisa Cook, afirmou na quarta-feira (4) que não apoiará um novo corte na taxa de juros até que haja evidências mais concretas de que as pressões inflacionárias estão diminuindo. Ela expressou maior preocupação com a estagnação da inflação do que com a desaceleração do mercado de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Neste momento, percebo que os riscos estão mais inclinados para uma inflação elevada”, declarou Cook durante sua participação no Clube Econômico de Miami. Sua fala ocorreu uma semana após a votação em que a maioria dos membros do banco central dos Estados Unidos decidiu manter a taxa básica de juros, com um resultado de 10 a 2, após cortes nas três reuniões anteriores.

Política Monetária e Expectativas do Mercado

Cook destacou que o Federal Reserve implementou diversas medidas de flexibilização no final do ano passado e acredita que, considerando a situação do mercado de trabalho e da inflação, é prudente aguardar antes de tomar novas decisões. Ela classificou a atual política monetária como levemente restritiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A meta do Fed para os custos dos empréstimos de curto prazo está estabelecida entre 3,50% e 3,75%. Após a decisão recente, o presidente Jerome Powell mencionou que o banco central está “bem posicionado” para avaliar a necessidade de novos cortes nas taxas de juros.

Pressões Políticas e Apoio a Cook

Os mercados financeiros estão precificando a possibilidade de mais dois cortes, ambos programados para ocorrer após o término do mandato de Powell em maio. O ex-presidente Donald Trump, que tem pressionado o Fed por cortes mais rápidos, nomeou na semana passada o ex-diretor Kevin Warsh como seu sucessor, em parte devido ao apoio de Warsh a essas reduções.

LEIA TAMBÉM!

Trump tentou destituir Cook no ano passado, alegando declarações falsas em seus pedidos de hipoteca, o que levou Cook a processar essa tentativa. Ela revelou ter recebido uma “enxurrada” de apoio de amigos e colegas nas últimas semanas, mas optou por não comentar sobre o caso, que é visto como um teste do poder presidencial sobre o Fed.

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.

Sair da versão mobile