Líderes empresariais ressaltam o potencial do Etanol para a redução de emissões de carbono
João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis para a América do Sul, que participou do CNN Talks, declarou que o etanol d…

Líderes do setor privado destacaram a relevância do etanol na transição energética e sua capacidade de contribuir para a descarbonização, durante o CNN Talks – Energia Verde, na segunda-feira (8), em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis para a América do Sul, declarou que o principal desafio na transição energética é a descarbonização, configurando-se também como um entrave universal.
O executivo declarou que os veículos estão sob avaliação nesta questão, mas destacou que a descarbonização do automóvel não é uma tarefa simples, sendo imprescindível agir “do berço ao túmulo”, abrangendo desde a mineração, a fabricação da matéria-prima para o veículo, a fabricação, uso e descarte do carro.
Leia também:

Instituições financeiras preveem crescimento do Produto Interno Bruto em 2,16% para o ano de 2025

Itaú realiza cortes significativos devido à alegação de baixa produtividade no trabalho remoto, afirma sindicato

O estado de SP será o principal responsável pela condução da transição energética no Brasil, afirma o secretário de Agricultura
Contudo, Medeiros defendeu um processo gradual e que não é preciso avançar diretamente para os veículos elétricos.
Para ele, o etanol desempenha um papel fundamental na redução do impacto das emissões de CO2, podendo ser utilizado em conjunto com a eletrificação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O dióxido de carbono proveniente do escapamento do automóvel é capturado pela cana-de-açúcar, que sustenta o próximo ciclo.
Cesar Barros, diretor-executivo e presidente do Centro de Tecnologia Canavieira, recordou a crise do petróleo no Brasil para afirmar que o etanol surgiu de uma necessidade da sociedade e que seu uso se tornou vantajoso e difundido.
A cana-de-açúcar é extremamente sustentável, tanto social quanto ecológica, declarou.
Barros também declarou que a cana-de-açúcar pode ser mais produtiva, sem a necessidade de utilizar maiores áreas.
É possível dobrar a produtividade do canavial brasileiro até a próxima década com pesquisa e desenvolvimento, exemplificando que o desenvolvimento da semente sintética da planta, já em fábrica, pode possibilitar mais velocidade e maior produtividade.
O evento CNN Talks “Potência Verde” promoveu discussões com especialistas e líderes sobre agricultura regenerativa, bionergia e mudanças climáticas em preparação para a COP30, a Conferência das Nações Unidas que será realizada em novembro, em Belém, capital do Pará.
A série oficial “Rota Bioceânica” foi apresentada pelo analista da CNN Brasil, Caio Junqueira. O corredor bioceânico é uma alternativa ao Porto de Santos e será integrado a quatro países da América do Sul, incluindo o Brasil.
A previsão indica que a rota poderá diminuir em 17 dias o tempo de transporte de mercadorias do Brasil para a Ásia, e em 30% o custo do frete em comparação com a operação via Porto de Santos, pelo Oceano Atlântico.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.