Líder da diplomacia da UE solicita que os EUA compartilhem a responsabilidade pelo fornecimento de armas à Ucrânia

Donald Trump declarou o envio de uma grande quantidade de armas a Kiev por meio da Otan; o presidente americano concedeu à Rússia 50 dias para finalizar…

15/07/2025 13:51

1 min de leitura

Kaja Kallas, the European Union's high representative for foreign affairs and security policy and vice president of the European Commission talks to journalists before the EU-Southern Neighbourhood Ministerial Meeting in Brussels on July 14, 2025. The meeting gathers ministers from the EU and the region ahead of the 30th anniversary year of the Barcelona Declaration in November. (Photo by NICOLAS TUCAT / AFP)
Kaja Kallas, the European Union's high representative for foreig...

A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, declarou nesta terça-feira (15) que os Estados Unidos devem partilhar o esforço de fornecer armas à Ucrânia para sustentar sua resistência contra a Rússia. “Agradecemos o anúncio do presidente Donald Trump de enviar mais armas à Ucrânia, embora preferiríamos partilhar essa responsabilidade”, afirmou Kallas após uma reunião de chanceleres da UE. “Os Estados Unidos e a Europa estão trabalhando juntos e, se colaborarmos, isso pode exercer pressão sobre Vladimir Putin para negociar de forma séria”, acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump anunciou na segunda-feira (14) o envio imediato de uma grande quantidade de armas a Kiev através da Otan. O presidente americano deu 50 dias para a Rússia encerrar a guerra contra a Ucrânia ou enfrentar sanções substanciais. Durante uma visita do secretário-geral da Otan, Mark Rutte, na Casa Branca, Trump mencionou um acordo pelo qual a aliança adquiriria armas dos EUA, incluindo sistemas de defesa antimíssil Patriot, e as forneceria à Ucrânia. “Bilhões de dólares em equipamentos militares serão comprados dos Estados Unidos, que serão enviados à Otan e rapidamente distribuídos no campo de batalha”, declarou.

Kallas afirmou na terça-feira que “se financiamos essas armas, é nosso apoio. Assim, é apoio europeu, e estamos fazendo tudo o que podemos para ajudar a Ucrânia. Portanto, o apelo é para que todos façam o mesmo”.

Leia também:

Com informações da AFP

Publicado por Nátaly Tenório

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.