Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Saúde
  3. Lesão que sangra e não cicatriza pode indicar câncer de pele

Lesão que sangra e não cicatriza pode indicar câncer de pele

O carcinoma basocelular é o tipo mais frequente de câncer de pele e o tratamento inicial elimina o problema de forma definitiva.

Por: Gabriel Furtado

17/09/2025 16:36

6 min de leitura

Aquela pequena ferida no rosto que parece inofensiva, que não causa desconforto e que persiste em sangrar sem cicatrizar, requer atenção. Pode ser um carcinoma basocelular – o tipo de câncer de pele mais frequente e com menor índice de letalidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, se não for devidamente tratado, pode se expandir e causar lesões significativas e indesejadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que sejam diagnosticados de 2 a 3 milhões de novos casos de câncer de pele não melanoma anualmente em nível global.

O câncer de pele, independentemente do tipo, é o mais frequente no ser humano. Não há outro câncer que se aproxime do volume de casos do câncer de pele, nem mesmo o de próstata ou de mama, que são os mais comentados. O dermatologista Andrey Malvestiti, do Hospital Israelita Albert Einstein, alertou que, provavelmente, uma pessoa irá descobrir um câncer de pele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o médico, os adultos com cerca de 40 anos pertencem a uma geração que, na infância, teve grande exposição à radiação solar sem proteção, como era comum ao frequentar a praia, onde ocorria a troca regular de pele (descamativa).

“Nossa geração foi exposta ao sol continuamente, em um período em que havia pouca informação sobre os danos causados pela radiação solar e a relevância do uso de protetor solar”, afirmou o dermatologista.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Descubra os Incríveis Benefícios do Suco de Abacaxi para Sua Saúde e Bem-Estar!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Brasil registra primeiro caso de gripe K; OMS já havia alertado sobre a nova variante

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Biópsia Líquida Revoluciona Diagnóstico Precoce de Câncer de Pulmão no Brasil

Há diversos tipos de câncer de pele, com o carcinoma basocelular (que corresponde a aproximadamente 80% dos casos), o carcinoma espinocelular (cerca de 15%) e o melanoma (que representa aproximadamente 5% dos casos) sendo os mais frequentes.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os cânceres de pele não melanoma constituem 30% de todos os tumores malignos identificados no país, isto é, aproximadamente três em cada dez casos de câncer diagnosticados são de pele. “O aspecto positivo dessa situação é que a maioria, notadamente o basocelular, não é agressiva e apresenta-se com alta capacidade de tratamento e cura através da cirurgia”, afirmou Malvestiti.

Como Suspeitar?

O câncer de pele surge devido à multiplicação celular descontrolada de uma célula da pele. O carcinoma basocelular, nomeadamente, origina-se na camada basal da epiderme, que é a mais fina e superficial. É uma lesão maligna com crescimento lento, podendo passar-se anos sem que a pessoa esteja consciente de ter câncer de pele.

O carcinoma basocelular tende a afetar predominantemente homens, ocorre com maior frequência em indivíduos com pele clara e é mais comum em adultos com mais de 40 anos, salvo em casos de doenças de pele preexistentes. Geralmente, surge em regiões mais expostas à radiação solar, como o rosto, as orelhas e os membros (braços e pernas).

Conforme Malvestiti, o sangramento superficial representa o principal indicativo de alerta e frequentemente leva os pacientes a buscar avaliação dermatológica. As células cancerígenas necessitam de suprimento sanguíneo para se alimentar e progredir, o que resulta em maior vascularização na área do tumor. Ademais, o tecido cutâneo que cobre a região após o sangramento apresenta menor densidade em comparação com a pele saudável, tornando-o mais suscetível a sangramentos com o menor contato.

Se uma pequena ferida na pele não cicatrizou totalmente em duas ou três semanas e sangra com facilidade, procure um médico. É muito raro um machucado que não cicatrize em um mês.

O diagnóstico é confirmado por biópsia, porém um dermatologista experiente frequentemente identifica, durante a consulta, o carcinoma basocelular pelas características clínicas e pela análise da lesão com dermatoscópio – uma lente que amplifica a imagem dez vezes.

Após a biópsia, se for confirmado que é um tumor, eu sempre digo aos meus pacientes que tenho duas notícias. A notícia ruim é que é um câncer de pele e precisa ser tratado. A boa notícia é que o carcinoma basocelular não dá metástase (isso pode acontecer muito raramente, em menos de 0,01% dos casos), o que significa que ele não se espalha para outras partes do corpo. Contudo, ele não para de crescer. Se a pessoa não o retirar, ele pode aumentar e causar problemas funcionais, como atrapalhar a visão. Sem mencionar o risco estético, pois, quanto maior o tumor, mais complexa é a cirurgia para removê-lo e mais cicatrizes existirão.

O tratamento padrão para o carcinoma basocelular é cirúrgico – geralmente realizado em consultório, sob anestesia local. O objetivo é remover completamente a lesão e o tecido circundante, estabelecendo uma margem de segurança. Outros recursos terapêuticos menos comuns incluem a criocirurgia, com nitrogênio líquido, laserterapia, curetagem, eletrocoagulação e radioterapia, que são indicados para situações específicas.

A prevenção, segundo Malvestiti, compreende a proteção da pele contra a radiação solar, através do uso diário de protetor solar e da evitação da exposição solar entre 10h e 14h, juntamente com outras medidas de barreira, como o uso de óculos de sol, boné, chapéu e roupas com proteção ultravioleta.

É fundamental que as pessoas realizem a consulta de acompanhamento com o dermatologista, pelo menos anualmente, mesmo na ausência de sinais clínicos. “Na avaliação, o recomendado é que o paciente se vista de forma inadequada para que o médico possa examinar o corpo inteiro, incluindo as costas e as pernas. É possível que o paciente apresente um câncer e não perceba devido à sua incapacidade de visualizá-lo”, concluiu o médico.

Identifique os diversos tipos de câncer de pele

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Foto do Gabriel Furtado

Autor(a):

Gabriel Furtado

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.

Imagem do post

Famosos

Sammy Sampaio Provoca Furor ao Declarar: "Influenciador Ganha Mais que Médico"

18/12/2025 16:58 | 2 min de leitura

● PF pede autorização para interrogar Jair Bolsonaro sobre cofres no Palácio do Alvorada

18/12/2025 17:09 | 1 min de leitura

● Trump afirma que Venezuela "roubou" petróleo dos EUA e gera polêmica sobre expropriações

18/12/2025 16:55 | 2 min de leitura

● CGT e sindicatos atóis contra reforma trabalhista na Casa Rosada!

18/12/2025 17:35 | 2 min de leitura

● Trump assina decreto histórico para acelerar reclassificação da maconha nos EUA em 2025!

18/12/2025 16:33 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!