A História Inusitada por Trás do Nome de Leonardo DiCaprio
Leonardo DiCaprio poderia ter se chamado Lenny Williams, pelo menos para o grande público. Quando era um ator mirim, um antigo empresário sugeriu que seu nome de batismo era “demasiadamente étnico”. O pai de Leo, George DiCaprio, tomou a decisão final, impedindo a mudança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há 30 anos, DiCaprio é uma das maiores estrelas de Hollywood, e a adoção de um nome artístico anglo-saxônico parece absurdo. No entanto, diversos atores já passaram por isso e decidiram escolher o nome “americanizado” para aumentar suas chances de sucesso.
O Caso de Leonardo DiCaprio
Em uma conversa com os irmãos Jason e Travis Kelce, no podcast “New Heights”, Leonardo contou a história da sugestão de troca de nome. “Finalmente consegui um agente. Então ele disse: ‘O seu nome é muito étnico’. Perguntei: ‘O que você quer dizer? (Meu nome é) Leonardo DiCaprio’. Aí ele insistiu: ‘Não, muito étnico, nunca vão te contratar. O seu novo nome é Lenny Williams’. Falei: ‘Como assim, Lenny?’. Eu tinha uns 12 ou 13 anos e perguntei: ‘O que é Lenny Williams?’. ‘Pegamos o seu nome do meio e vamos usá-lo, agora você é Lenny’”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão final foi do pai, que, segundo o ator, “rasgou ao meio a foto e disse, ‘só por cima do meu cadáver’”.
Outros Atores que “Anglicizaram” seus Nomes
A prática de alterar nomes para se adequar às expectativas da indústria cinematográfica não é nova. Rita Hayworth, ícone do cinema da década de 1940, se chamava originalmente Margarita Carmen Cansino. Filha de um espanhol, sua mudança de nome no início da carreira veio acompanhada de uma nova aparência.
LEIA TAMBÉM!
Para conseguir papéis de protagonista e parecer “menos étnica”, ela teve que pintar o cabelo, naturalmente castanho escuro, de ruivo claro, e mudar o formato da testa.
O Caso de Kirk Douglas
Outro astro que “anglicizou” seu nome foi Kirk Douglas. Filho de imigrantes judeus russos, seu nome real é Issur Danielovitch. Ele contou à People em 2015 que mudou o nome logo no início da carreira “por ser judaico e complicado demais” para a Hollywood da época. Atualmente, Douglas diz que gostaria de ter mantido seu nome de nascença, pois acha mais interessante.
