A leitura das obras literárias exigidas pelos principais vestibulares é mais do que uma obrigação: é parte fundamental da preparação dos candidatos que buscam uma vaga nas universidades mais concorridas. Trata-se de aproximadamente 10 livros, em média, por instituição, com linguagem frequentemente complexa e contextos históricos distantes da realidade dos jovens.
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Para facilitar a leitura, possibilitando uma preparação menos árdua, é importante antes de tudo compreender o contexto histórico e o cenário em que a obra foi escrita. “Não adianta apenas ler por ler. É preciso conhecer o momento histórico, os conflitos sociais da época e o que influenciou o autor”, recomenda o diretor-pedagógico da Rede Alfa CEM Bilíngue, Rafael Galvão.
Reconhecer temas e estilos é crucial: torna a leitura técnica e previsível nas questões, permitindo interpretar excertos e eliminar alternativas com segurança, afirma o educador. Para ele, é fundamental identificar as marcas de época, o tipo de narrador e os recursos literários utilizados, como metáforas e ironias.
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Memória e linguagem
Para o estudante não olvidar o conteúdo lido, o especialista recomenda as ferramentas fichamento e mapas mentais. “O mapa mental ajuda você a visualizar as conexões entre personagens, enredo e contexto histórico. É como criar um roteiro da obra”, compara.
Ele ainda propõe realizar leituras comparadas entre autores da mesma escola literária e praticar com questões de vestibulares anteriores. A prática, segundo Rafael, é fundamental para não ser surpreendido na prova.
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Textos mais antigos, com linguagem arcaica ou complexa, representam um desafio para estudantes em preparação para o vestibular. Nesse caso, sugere-se buscar o contexto e a escola literária, elaborar um glossário para identificar o significado de palavras que perderam o uso. “Na leitura, parafraseie em ordem direta, utilize conectivos, leia trechos em voz alta e destaque duas ou três marcas de estilo/época no próprio excerto. Durante a prova, a dica é usar conectivos e a estrutura do texto para compreender o sentido, mesmo quando algumas palavras são desconhecidas”, orienta o diretor-pedagógico da Rede Alfa CEM Bilíngue.
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A principal dificuldade reside em relacionar uma obra do século XIX com questões contemporâneas – habilidade cada vez mais exigida nos vestibulares. O educador propõe um exercício simples: para cada obra, selecione três temas atuais que se conectem com a história. É fundamental estabelecer a ligação em duas etapas: o que a obra demonstra e como isso se manifesta atualmente, com a citação de um caso, dado ou lei recente.
Em seguida, apresente uma estrutura direta: tese evidente, acompanhada de um exemplo que demonstre a maior ligação com a contemporaneidade e, por fim, uma conclusão concisa, sem recorrer a anacronismos.
Com essas estratégias, a leitura de obras literárias deixa de ser um desafio e se torna uma ferramenta poderosa para se destacar no vestibular. “O segredo está em transformar a leitura obrigatória em compreensão estratégica, algo que pode fazer toda a diferença na hora de conquistar a vaga desejada”, finaliza o educador.
Fonte por: CNN Brasil