Leila e Bap se reúnem na Conmebol durante impasse na Libra com presidentes da Libertadores
Dirigentes se reuniram no Paraguai com presidentes dos semifinalistas da Libertadores 2023.
Reunião dos Presidentes dos Semifinalistas da Libertadores 2025
Os presidentes dos quatro clubes semifinalistas da Libertadores 2025 se reuniram nesta quinta-feira (15) na sede da Conmebol, localizada em Luque, Paraguai. O encontro teve a presença de Leila Pereira e Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, presidentes do Palmeiras e Flamengo, respectivamente.
Recentemente, Leila e Bap se envolveram em desavenças relacionadas aos acordos da Libra, o que trouxe um clima tenso entre os dois dirigentes. Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol, registrou o encontro e confirmou que a final da competição será realizada em Lima, Peru, no dia 29 de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conflito entre Leila e Bap na Libra
No início do mês, Bap criticou Leila após a proposta dela de criar uma liga sem a participação do Flamengo, como forma de resolver o impasse envolvendo o clube carioca e a Libra. Ele afirmou que essa ideia era “tola”, ressaltando que o Flamengo, jogando sozinho, não geraria receita suficiente para os outros clubes.
Leia também:

Presidente da Conmebol confirma final da Libertadores 2025 em Lima, Peru, apesar da instabilidade política

Corinthians goleia Boca Juniors e avança para a semifinal da Libertadores Feminina

Conmebol considera mudança da final da Libertadores devido à crise no Peru
Leila, por sua vez, defendeu que seu trabalho é voltado para o crescimento do futebol brasileiro, sem tentar prejudicar os adversários. O Flamengo, por sua vez, entrou em conflito com os demais clubes da Libra devido aos acordos de repasse de direitos de transmissão e recorreu à Justiça para garantir um repasse de R$ 77,1 milhões da Globo, referente à segunda parcela dos direitos do Brasileirão 2024.
A ação judicial provocou reações intensas dos outros clubes da Libra, que foi criada em maio de 2022 com o objetivo de modernizar o futebol nacional. A principal discordância do Flamengo gira em torno da distribuição dos valores de acordo com a audiência das partidas, conforme estipulado no contrato atual.
O acordo prevê que 40% dos direitos sejam distribuídos igualmente entre os clubes, 30% de acordo com a posição final no campeonato e os 30% restantes com base na audiência das partidas.
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.