Lei proíbe celular e reduz bullying, mostram pesquisas
Alunos demonstram maior receptividade a professores e aumento na comunicação entre si, aponta estudo no Brasil e no estado.
Avanço na Proibição de Celulares em Escolas Brasileiras e Gaúchas
O primeiro ano de proibição do uso de celulares durante as aulas nas escolas brasileiras e gaúchas tem apresentado resultados significativos, com melhorias na atenção dos alunos e na dinâmica do aprendizado.
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Impactos Positivos na Atenção e Rendimento
Pesquisas, conduzidas pela Equidade.info em parceria com o Lemann Center da Stanford Graduate School of Education, revelaram que 83% dos estudantes brasileiros têm demonstrado maior foco nas aulas após a restrição ao uso de celulares. A medida, sancionada em janeiro de 2025, visa minimizar os impactos negativos da tecnologia no aprendizado e na saúde mental dos estudantes.
Estratégias e Adaptações nas Escolas
Cada rede de ensino estabeleceu suas próprias estratégias, com o objetivo de adaptar o ambiente escolar à nova realidade. A Equidade.com atesta que a medida tem colaborado para tirar os alunos das redes sociais e das distrações, reduzindo o bullying. Gestores e professores relatam maior concentração nas matérias, maior rendimento e menos conflitos.
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Desafios e Adaptações Regionais
A percepção de impacto positivo é maior nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com 88% afirmando prestar mais atenção nas aulas. No Ensino Médio, 70% disseram perceber mudanças para melhor. No entanto, apenas 41% dos alunos sentiram essa mudança, sugerindo que parte dos conflitos pode não estar sendo reportada. O Nordeste se destaca com 87% de avanços, enquanto o Centro-Oeste e o Sudeste apresentam menor índice de melhora.
Adoção e Resultados na Escola Estadual Presidente Kennedy
A Escola Estadual Presidente Kennedy, em Cachoeirinha, Porto Alegre, é um exemplo de sucesso na adoção das medidas proibitivas. A diretora Marta Veiga de Oliveira relata que os estudantes colocam os aparelhos numa caixinha disponível para isso, e que a escola providenciou jogos e espaços para que os alunos possam conversar e interagir.
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Adoção da Proibição no Rio Grande do Sul
As diretrizes para as escolas gaúchas foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) em fevereiro e entraram em vigor imediatamente para 2.320 escolas estaduais. O uso de celulares e dispositivos eletrônicos foi vedado em todas as escolas estaduais durante aulas, intervalos, recreios e atividades escolares, com exceções para fins pedagógicos e com orientação dos professores. A Seduc oferece formação continuada e cursos específicos para os professores, de forma a capacitá-los para o uso pedagógico das tecnologias digitais.
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












