Laura Harvey e a Inovadora Estratégia Tática
A treinadora do Seattle Reign, Laura Harvey, teve uma surpresa ao buscar conselhos táticos com o ChatGPT nesta temporada. A recomendação do chatbot para adotar uma formação com cinco defensoras contra certos adversários da National Women Soccer League (NWSL) parece ter sido eficaz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Harvey revelou que, pela primeira vez, utilizou a análise tática durante a pré-temporada, fazendo perguntas que variavam de estratégias gerais a formações específicas para cada oponente. “Então eu digitei: ‘Qual formação devo usar para vencer os times da liga?’”, contou Harvey em uma entrevista ao podcast Soccerish, publicada nesta quinta-feira (30).
Ela continuou: “E ele me mostrou todos os times da liga e qual formação eu deveria usar. Para dois times, ele sugeriu: ‘Vocês devem jogar com cinco defensoras’. Então eu implementei isso. Sem brincadeira, foi por isso que eu fiz.” A comissão técnica ficou intrigada com a abordagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adaptação e Resultados Positivos
Harvey destacou que nunca havia utilizado um sistema com cinco defensoras, uma formação geralmente mais defensiva, composta por três zagueiras centrais e duas alas. A equipe usou essa sugestão como ponto de partida e analisou como o Seattle poderia se adaptar a essa formação.
