Companhias Aéreas Cancelam Voos para a Venezuela em Resposta a Alerta da FAA
Seis empresas aéreas suspenderam suas operações para a Venezuela após um aviso emitido pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). A decisão, tomada no sábado (22.nov.2025), ocorre devido à classificação do espaço aéreo venezuelano como de alto risco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Latam, Gol, Avianca, Iberia, TAP e Turkish Airlines suspenderam os voos. A FAA justificou a medida apontando para o aumento da atividade militar no país e a deterioração das condições de segurança. A agência americana divulgou um relatório (PDF – 121 kB, em inglês) na sexta-feira (21.nov).
Cancelamento Temporário
A Turkish Airlines comunicou que a suspensão dos voos se estenderá de 24 a 28 de novembro, conforme reportado pela agência de notícias AFP. As demais companhias ainda não informaram sobre a data prevista para retomar as operações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contexto da Tensão
O alerta de segurança surge em um cenário de crescente tensão entre os países. Desde setembro, a presença de forças norte-americanas no Mar do Caribe e Pacífico Oriental tem sido notável. Essa situação se junta a uma campanha de pressão do governo de Donald Trump contra o presidente Nicolás Maduro.
Acusações e Reações
Os Estados Unidos acusam o grupo liderado por Maduro de ser responsável pela violência no hemisfério ocidental e pelo tráfico de drogas para os EUA e a Europa. A Associação de Linhas Aéreas da Venezuela (Alav) informou que a Caribbean Airlines já havia interrompido suas operações em setembro.
LEIA TAMBÉM!
Operações Continuam
Empresas como Láser, Avior e Estelar, operadas por venezuelanas, mantiveram suas operações normalmente. O Poder360 entrou em contato com as companhias aéreas que suspenderam os voos – Latam, Gol, Avianca, Iberia, TAP e Turkish Airlines – para obter comentários, mas até a publicação desta reportagem não houve resposta.
