Lando Norris conquista GP do México e lidera campeonato; Bortoleto pontua e Bearman é “piloto do dia”

Gabriel Bortoleto teve uma corrida sólida e garantiu pontos, enquanto Oliver Bearman, da Haas, foi eleito “piloto do dia” ao terminar em 4º lugar neste domingo …

26/10/2025 18:49

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Lando Norris vence o GP do México e assume a liderança do campeonato

No último domingo (26), Lando Norris conquistou a vitória no GP do México, assumindo a liderança do campeonato de pilotos com um ponto de vantagem. Charles Leclerc e Max Verstappen completaram o pódio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gabriel Bortoleto, que iniciou a corrida em 16º, teve uma ótima recuperação e terminou em 10º, garantindo mais um ponto para a Sauber.

Desdobramentos da corrida

Lando Norris teve uma boa largada e aproveitou a disputa entre as Ferraris, que ocupavam a segunda e terceira posições, para se manter na liderança. Max Verstappen, que partiu do quinto lugar, tentou uma manobra agressiva para ultrapassar Hamilton, mas acabou saindo da pista e retornou em quarto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Oscar Piastri, que começou em 7º, perdeu posições na primeira volta e ficou em 9º. Com Norris já distante na liderança, as disputas mais acirradas ocorreram entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, além de Oscar Piastri e Yuki Tsunoda.

Revivendo as batalhas de 2021, Hamilton e Verstappen se aproximaram na luta pelo terceiro lugar, com ambos indo para a grama em momentos distintos. Lewis acabou saindo mais prejudicado, mas retornou à mesma posição.

Leia também:

Na volta 18, um piloto da Ferrari recebeu uma punição de 10 segundos por “ganhar vantagem ao deixar a pista”. Piastri, após várias voltas preso atrás de Tsunoda, conseguiu superá-lo pelo 8º lugar, utilizando a vantagem dos pneus macios.

Estratégias e mudanças na corrida

Piastri estava disputando posição com Russell quando fez sua parada nos boxes na volta 26. A McLaren não teve uma boa parada, liberando o piloto em 3,6 segundos. Lewis Hamilton também parou para cumprir sua punição, e ambos acabaram praticamente juntos na parte final do grid, em 13º e 14º.

Após a metade da corrida, na volta 39, Piastri e Hamilton, com pneus novos, conseguiram recuperar várias posições, terminando em P6 e P7, respectivamente. Isso gerou uma discussão interna na Mercedes, onde Russell pediu que Kimi Antonelli, que estava em 4º, cedesse a posição para proteger a dupla do piloto da McLaren.

A equipe atendeu ao pedido e solicitou a troca de posições. A maioria dos pilotos do top 10, que estava com pneus médios, decidiu aproveitar a oportunidade de uma “parada livre” para trocar por pneus macios, sem perder muitas posições.

Resultados finais e abandonos

Piastri, Antonelli e Hamilton foram os primeiros a parar, seguidos por Russell e Bearman, que estava em 3º no momento da troca. Verstappen, já com pneus macios, se beneficiou da estratégia dos adversários e subiu para o pódio, em 3º lugar. Oscar ultrapassou Esteban Ocon e George Russell, garantindo o 5º lugar.

Com a dificuldade de Russell em alcançar Bearman e a perda de posição para a McLaren, os pilotos da Mercedes voltaram a trocar de lugar na pista, terminando em 6º e 7º. Três pilotos não completaram a corrida, indo para os boxes sem causar Safety Car: Alonso na volta 37, Nico Hulkenberg na volta 28 e Liam Lawson, que abandonou logo no início devido a danos no carro.

Além disso, Carlos Sainz recebeu duas punições, que o fizeram cair para a 15ª posição, ambas por ultrapassar a velocidade máxima permitida na entrada dos boxes.

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.