Lançamentos e vendas no mercado imobiliário aumentam no primeiro semestre de 2025
As vendas no programa Minha Casa, Minha Vida aumentaram em 25,8% no período inicial, totalizando 95.483 unidades.

Entre janeiro e junho de 2025, o setor imobiliário apresentou aumento tanto no número de lançamentos (6,8%) quanto nas vendas (9,6%), quando comparado ao mesmo período de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Cbic divulgou os dados nesta segunda-feira (18).
Entre janeiro e junho, foram lançadas 186.547 unidades residenciais e 206.903 unidades foram vendidas no país.
Leia também:

Impacto de Trump sobre investimento verde é de caráter transitório, afirmam especialistas

Consórcio Rota Agro é declarado vencedor do leilão da BR-060/364

Ex-titular do STF questiona limitações no leilão do superterminal de Santos
A oferta de imóveis apresentou uma redução de 4,1%.
As vendas por meio do programa MCMV (Minha Casa, Minha Vida) aumentaram 25,8% no período inicial, totalizando 95.483 unidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um cenário de juros elevados, a principal razão para a presença do programa reside nas condições de crédito mais favoráveis, com taxas reais próximas de zero, e no incremento da participação de estados e municípios com subsídios complementares.
Resultados trimestrais
Em 2025, no segundo trimestre, o setor imobiliário brasileiro apresentou redução nos lançamentos (-6,8%) e elevação no volume de vendas (2,6%), em relação ao mesmo período de 2024. O analista Celso Petrucci considera essa situação como um indicativo de estabilidade.
No segundo trimestre, foram vendidos 102.896 imóveis, gerando um volume de R$ 68 bilhões, conforme o estudo.
As vendas do MCMV subiram 11,9% no período. Já os lançamentos do programa diminuíram 15%.
Para Renato Correia, presidente da Cbic, espera-se que o volume de lançamentos seja restabelecido no próximo período. O aumento da taxa básica de juros afetou as vendas no período.
A situação atual demonstra que ainda não houve redução das taxas de juros, o que reduz o interesse para certos tipos de operações do mercado, além de uma crise econômica externa.
O valor médio dos imóveis apresentou aumento de 4,2% no período.
Perspectivas para o ano
O presidente da Cbic e o economista Celso Petrucci consideram que o mercado imobiliário concluirá o ano com um cenário de estabilidade e expansão do MCMV.
A estabilidade, nesse sentido, seria impulsionada pelo aumento nas vendas do MCMV e pela diminuição nos demais mercados.
“Em relação aos números de unidades, o mercado deve fechar em 2025 estável. Quando falo estável, pode ser um pouco para baixo ou um pouco para cima. É o que acreditamos hoje”, disse Petrucci.
Renda até R$ 12 mil: o que muda no programa Minha Casa, Minha Vida
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)