Lançamento problemático? Identifique os 6 erros que prejudicam produtos digitais, de acordo com especialista
Especialista identifica problemas frequentes que prejudicam o lançamento de produtos e detalha estratégias para preveni-los.

Anualmente, são introduzidos cerca de 30 mil novos produtos globalmente, porém, 95% deles não obtêm sucesso, conforme apontado pelo professor Clayton Christensen, da Harvard Business School. Grandes corporações suportam perdas em projetos mal executados, enquanto startups e empresas menores lidam com um cenário de risco elevado. O fracasso em um lançamento pode resultar no fechamento dessas operações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não é a ideia equivocada que prejudica um lançamento. É o processo inadequado, afirma João Zanocelo, cofundador e VP de Produto e Marketing da BossaBox. Segundo ele, o que mais compromete o sucesso é a ausência de alinhamento entre equipes, a perda de sincronia ou a dificuldade de converter hipóteses em entregas concretas.
Com base na experiência acumulada em diversos projetos digitais, Zanocelo aponta os seis erros mais comuns que prejudicam lançamentos e as medidas para preveni-los.
Leia também:

Mulheres com mais de 50 anos avançam e conquistam posições no mercado de trabalho, segundo a OCDE

Vantagens para o comércio eletrônico no período de outubro a dezembro

A dor crônica afeta 37% da população brasileira e influencia a produtividade, ainda que permaneça pouco visível nos negócios
Não escute o usuário.
Zanocelo aponta que é frequente equipes criarem roadmaps com base em intuição ou necessidades internas, sem a validação com o público-alvo. Isso leva a funcionalidades pouco empregadas ou a estratégias desalinhadas com o mercado.
Tratar pessoa como dado demográfico.
É insuficiente segmentar o público apenas por idade ou localização. Compreender comportamentos, dores e motivações aumenta as chances de conversão e reduz ruídos no posicionamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desorganizar os processos.
A falta de adoção de metodologias ágeis pode resultar em atrasos e necessidade de refazer o trabalho. Sem um planejamento adequado, a equipe perde o foco nas etapas e prejudica a conclusão do projeto.
Implementar sem métricas definidas.
Indicadores como CAC, LTV e taxa de conversão são ferramentas de ajuste de rota. Sem dados, não há como adequar estratégias ou validar investimentos.
Não monitorar o desempenho em tempo real.
Diversos produtos são lançados e subsequentemente negligenciados. Acompanhar dados logo após o lançamento auxilia na prevenção de crises, no ajuste de estratégias e na identificação de chances.
Adiamento do lançamento por receio de fracasso.
Empresas que têm expectativas excessivas correm o risco de perder oportunidades. O especialista afirma que testar rapidamente e aprender com os erros faz parte do processo de inovação.
Para Zanocelo, agir rapidamente, fundamentado em dados e com uma estrutura bem definida, é o modo de converter ideias em soluções significativas. Em um ambiente competitivo, destacar-se pode ser o fator que assegura visibilidade e alcance.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)