Na sexta-feira (18), em que se comemora internacionalmente a memória de Nelson Mandela, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco promove um seminário, com discussões ao longo da manhã, visando relembrar o legado do líder sul-africano e seus ensinamentos para o cenário contemporâneo. O evento também marca o lançamento do Fórum de Combate ao Racismo em Pernambuco, que reúne organizações não governamentais, órgãos públicos e de classe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Programação do Seminário
A cerimônia de abertura está programada para as 9 horas, seguida pela palestra sobre o legado de Mandela, apresentada pela ex-diplomata Dulce Maria Pereira, que coordenou a Fundação Cultural Palmares durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Às 10h30, Maria Bernadete Lopes (da Rede Mulheres de Comunidades Tradicionais) e Pedro Cavalcante (Movimento Negro Unificado, MNU) discutem os “caminhos para um mundo mais justo” com base no pensamento de Mandela.
Às 11 horas, “a luta contra o apartheid e as lições para o mundo atual” é o tema da conversa com Euclides Costa, inspetor especial da Academia de Polícia Penitenciária de Pernambuco; e Marcos Pereira, pesquisador da memória do tráfico de pessoas negras para Pernambuco. A última palestra do dia é conduzida pelo presidente do Instituto Brasil-África (Ibraf), João Bosco Monte, professor, pesquisador e consultor em integração do Brasil com o continente africano.
LEIA TAMBÉM!
Lançamento do Fórum de Combate ao Racismo em Pernambuco
Por fim, às 12 horas, ocorreu o lançamento do Fórum de Combate ao Racismo em Pernambuco, grupo que surge a partir da cooperação entre 30 instituições, organizações da sociedade civil, entidades públicas e do Estado.
Participantes
O fórum integra o Movimento Negro Unificado (MNU), a Casa da Comunidade do Berardo (CCB), o Instituto Fênix, o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT6), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), a Prefeitura do Recife, órgãos ligados ao Governo do Estado (secretarias de Educação; Direitos Humanos; Infância e Juventude; Administração Penitenciária) e outras instituições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Brasil de Fato