Lady Gaga em Copacabana: análise contesta público de 2,1 milhões e afirma que show teve 660 mil
O estudo demonstrou que a manifestação teria capacidade para receber mais de dois milhões de indivíduos se houvesse utilizado toda a área da praia, que …

A BBC examinou, no último domingo (13), o público do show histórico de Lady Gaga na praia de Copacabana, em maio, e concluiu que a apresentação não teve 2,1 milhões de pessoas, como divulgou a Prefeitura do Rio de Janeiro, e sim 660 mil pessoas. A análise faz parte do quadro BBC Verify, em que os leitores enviam questionamentos e o veículo midiático britânico realiza sua própria checagem. A dúvida foi enviada por um leitor chamado Andrew, da cidade de Bristol, na Inglaterra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A BBC determinou que o evento teria mais de 2 milhões de pessoas se ocupasse toda a faixa de areia da praia de Copacabana, que possui aproximadamente 4 quilômetros de extensão. O show de Lady Gaga foi realizado em frente ao hotel Copacabana Palace, localizado na metade da praia.
Como a BBC alcançou o público de 660 mil?
A contagem utilizada na análise que questiona os números utilizou como base os oito pares de metros espalhados em frente ao palco e as fotografias publicadas do evento. Calcularam a distância entre os edifícios do Copacabana Palace e do Hotel Hilton, obtendo a conclusão de que o público ocupou 140 mil metros quadrados de praia, o equivalente a 20 campos de futebol.
Leia também:

Bolsonaro admitiu plano de golpe ao considerar medida autoritária, afirma PGR

Ministério Público aponta inconsistências e propõe redução de vantagem para Eduardo Bolsonaro em acordo de delação

Preços de aluguéis aumentam acima da inflação, com elevação de 5,6% nos primeiros seis meses
Com base nas recomendações britânicas de 4,7 pessoas por metro quadrado, ou seja, de 4 a 5 pessoas ocupando esse pequeno espaço, eles chegaram à conclusão de que 660 mil pessoas no máximo assistiram presencialmente. “Mesmo se contarmos todas as varandas e janelas em frente ao palco – e nós contamos –, e dobrando a densidade, o que especialistas dizem ser perigosamente lotado, ainda assim não chegaria nem à metade do número divulgado [de 2,1 milhões de pessoas]”, explicou o apresentador, o jornalista Richard Irvine-Brown.
Segundo Keith Still, professor especialista em medir multidões, consultado pela BBC, a praia de Copacabana conseguiria receber uma multidão de 2,1 milhões, contanto que estivesse totalmente ocupada, o que corresponderia a 610 mil metros quadrados, e não apenas os 140 mil metros utilizados pelo show de Lady Gaga.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A equipe da BBC levantou dúvidas em relação aos números apresentados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que não detalhou ao veículo britânico a metodologia utilizada para chegar à informação de 2,1 milhões de pessoas sem atendimento.
Show foi listado no Guinness Book.
Lembre-se que o concerto de Lady Gaga na praia de Copacabana foi registrado no Guinness Book como o maior público de um show gratuito de uma artista feminina, com uma estimativa de 2,5 milhões de pessoas, divulgada pela artista em suas redes sociais.
Copacabana já havia feito história no livro dos recordes. A apresentação do artista britânico Rod Stewart durante a virada do ano de 1994 mantém o maior público de um show na história, com mais de 3,5 milhões de pessoas.
Com informações do Estadão Conteúdo.
Publicado por Nótaly Tenório
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.