O técnico do Bayern de Munique, Vincent Kompany, declarou que os clubes da Bundesliga têm dificuldades em reter seus jogadores mais importantes em virtude do grande poder financeiro da Premier League.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A afirmação dele aponta que a elevada arrecadação dos clubes ingleses com direitos de TV gera uma desigualdade não viável.
Atletas de renome partiram da Alemanha para a Inglaterra. Dentre eles, Jeremie Frimpong, que se juntou a Florian Wirtz, ex-jogador do Bayer Leverkusen, no Liverpool; Benjamin Sesko, reforço do Manchester United; e Hugo Ekitike, entre outros.
LEIA TAMBÉM!
O próximo possível movimento é o atacante Nick Woltemade, do Stuttgart, que estaria próximo de um acordo com o Newcastle.
Questionado sobre o êxodo, Kompany foi direto. “Dinheiro. Eu me lembro quando fui com o Burnley para a Premier League. De repente, você tem 100 milhões de libras só em cota de TV para um time recém-promovido. O orçamento salta de 20 ou 25 milhões para 120 ou 130 milhões, o que na Bundesliga significa competir com os seis ou oito melhores”, explicou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto os clubes da Bundesliga destinam pouco mais de 1 bilhão de euros por ano no novo acordo de TV para os próximos quatro anos, apenas a Premier League distribui mais de três vezes esse valor anualmente.
Para Kompany, trata-se de uma questão estrutural. “Quando o Sunderland contrata jogadores, está retirando do Leverkusen e competindo com o Milan. Essa é a realidade financeira que a Inglaterra construiu com os direitos de transmissão”.
Apesar do movimento, o treinador acredita que a liga alemã continuará revelando novos talentos. Os atletas não permanecem por cinco ou seis anos como protagonistas na Bundesliga antes de atuar na Premier League. Geralmente, ficam um ou dois anos. Isso implica que continuamente surgirão novos talentos. Não haverá falta de qualidade, porém é um assunto que a Bundesliga precisa discutir para reter seus jogadores mais importantes.
Fonte por: CNN Brasil