Kim Jong-un supervisiona teste de novo motor de foguete após visita à China
O evento prepara a avaliação de Pyongyang sobre seu mais recente míssil balístico intercontinental, o Hwasong-20.

Kim Jong Un acompanhou na segunda-feira (8) o teste do novo motor de foguete de alto impulso da Coreia do Norte, um evento que prepara o terreno para que Pyongyang avalie seu mais recente míssil balístico intercontinental, o Hwasong-20, que, de acordo com a mídia estatal, seria impulsionado pelo novo motor na semana passada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O teste será realizado menos de uma semana após Kim viajar a Pequim para um grande desfile militar, onde compartilhou o palco com o líder chinês Xi Jinping e o presidente russo Vladimir Putin.
A visita provavelmente o encorajou a prosseguir com seu programa de armas nucleares, ao mesmo tempo em que fortaleceu os vínculos com seu antigo apoiador político e econômico, a China, e se alinhou ao líder de seu novo aliado militar, a Rússia.
Leia também:

Embaixada da China no Catar emite comunicado de segurança em resposta a ataques de Israel

Hamas reivindica responsabilidade pelo ataque a tiros em Jerusalém

Netanyahu justifica ataque no Catar contra o Hamas: “Completamente justificado”
O teste de segunda-feira representou o nono e último para o novo motor, que utiliza combustível sólido e é fabricado com materiais compostos de fibra de carbono, conforme um relatório da Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), controlada pelo Estado.
Foguetes com propelente sólido são mais estáveis e podem ser posicionados com maior facilidade para evitar detecção antes do lançamento, que pode ser iniciado em minutos, conforme especialistas, em contraste com sistemas que exigem maior tempo de preparação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A visita de Kim a Pequim, em confluência com o 77º aniversário da Fundação da República Popular Democrática da Coreia, data em que Pyongyang já realizou testes de armas anteriormente, fortaleceu os laços com a China e com a Rússia.
O teste de segunda-feira ocorreu em um momento estratégico, demonstrando a capacidade da Coreia do Norte de desenvolver e lançar mísseis balísticos intercontinentais.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.