Kim Jong Un examina mísseis dias antes de desfile militar em Pequim
O evento comemorará os 80 anos da conclusão da Segunda Guerra Mundial e terá a presença do presidente russo, Vladimir Putin.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, inspecionou uma linha de produção de mísseis “recentemente inaugurada” neste domingo (1º), antes de uma viagem agendada a Pequim para um grande desfile militar com o presidente russo, Vladimir Putin.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na segunda-feira, a mídia estatal norte-coreana informou que Kim tomou conhecimento das condições gerais da capacidade estatal de produção de mísseis durante a inspeção de domingo.
As imagens divulgadas pela KCNA mostram Kim em um local não identificado, inspecionando dezenas de mísseis em diferentes fases de produção e dialogando com militares uniformizados.
Leia também:

Na ONU, agência de refugiados encerra atividades no continente africano devido à redução de financiamento

Novo livro afirma que a rainha Camilla reagiu a tentativa de agressão sexual

O Papa Leão XIV envia mensagem ao Afeganistão, expressando condolências pelo terremoto
A inspeção de Kim acontece durante sua preparação para viajar a Pequim, onde o desfile militar da China, na quarta-feira (3), celebrará o 80º aniversário da conclusão da Segunda Guerra Mundial, após a entrega formal do Japão.
A Coreia do Norte aumentou sua produção de armas nos últimos anos, modernizando rapidamente suas forças armadas, desenvolvendo novas armas e testando mísseis balísticos intercontinentais capazes de atingir quase todos os pontos dos Estados Unidos. Além disso, enviou militares para combater ao lado da Rússia na guerra contra a Ucrânia, obtendo experiência valiosa em combate.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Kim também desconsiderou as sugestões do novo governo sul-coreano e recentemente reafirmou sua intenção de fortalecer o programa nuclear do país, ameaçando utilizá-lo para aniquilar a Coreia do Sul em caso de agressão.
Há apenas uma semana, a Coreia do Norte testou dois novos mísseis de defesa aérea após acusar Seul de fomentar tensões na fronteira – dias antes do encontro entre o presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, e o presidente dos EUA, Donald Trump.
Segundo a agência KCNA, na segunda-feira, a Coreia do Norte alcançou o sucesso em sua execução do plano quinquenal para ampliar sua capacidade de produção de mísseis.
Diversos tipos de mísseis foram colocados em produção em série, informou a agência, acrescentando que Kim ratificou três novos planos de longo prazo relacionados à capacidade de produção de mísseis.
A viagem de Kim ao exterior nesta semana o colocará na companhia de duzentas pessoas, líderes estrangeiros, em um evento cuidadosamente observado, organizado pelo líder chinês Xi Jinping.
O desfile proporciona ao líder do regime mais severamente restrito do planeta uma chance incomum de se apresentar ao lado de outros chefes de Estado que se alinham a uma ordem mundial proposta por Xi e Putin.
A viagem representa a primeira saída de Kim China desde 2019. Kim, que realizou apenas 10 viagens internacionais desde que assumiu o poder em 2011, deixou seu país isolado pela última vez em 2023 para se encontrar com Putin em um porto espacial remoto no extremo leste da Rússia.
A Coreia do Norte e a Rússia se aproximaram desde que Moscou invadiu a Ucrânia, com Pyongyang enviando soldados e equipamentos para auxiliar a Rússia na luta.
Especialistas alertam que Putin pode estar oferecendo apoio militar e tecnológico em troca, impulsionando os programas bélicos e espaciais da Coreia do Norte.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)