Khalil Al-Hayya afirma buscar diálogo “responsável e sério” no Egito com Israel e EUA.
O principal negociador do Hamas, Khalil Al-Hayya, declarou que pretende manter as discussões sobre um cessar-fogo “responsáveis e sérias” durante sua estadia no Egito, onde se reunirá com representantes de Israel e dos Estados Unidos. A entrevista foi concedida à Al Qahera News, emissora estatal egípcia, nesta terça-feira (7).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Al-Hayya reafirmou o compromisso de levar os objetivos e ambições do seu povo, que incluem a busca por estabilidade, liberdade, o estabelecimento de um estado e a autodeterminação, para as negociações. Ele enfatizou a necessidade de alcançar um fim para a guerra e a retirada das forças israelenses de Gaza.
O negociador do Hamas detalhou as propostas do grupo para o fim do conflito, que incluem a troca completa de prisioneiros – a libertação de todos os prisioneiros palestinos em troca da libertação dos prisioneiros israelenses, vivos ou mortos. Al-Hayya ressaltou a importância de garantir o fim das hostilidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Al-Hayya alertou sobre a continuidade de “matanças, bombardeios e destruição, bem como o corte de ajuda à população”, especialmente no norte da Faixa de Gaza, dois anos após a ofensiva israelense iniciada em 7 de outubro de 2023, em resposta aos ataques do Hamas. Ele enfatizou a necessidade de medidas e mecanismos para garantir o fim das hostilidades.
O negociador do Hamas expressou a importância de obter garantias e procedimentos dos países patrocinadores, incluindo o apoio do presidente dos EUA, Donald Trump, para que a guerra cesse e não retorne. A situação humanitária na Faixa de Gaza permanece crítica.
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.