Metaphor: ReFantazio e Persona – O Futuro dos JRPGs, Segundo Katsura Hashino
Durante a G-Star 2025, o diretor de Metaphor: ReFantazio e Persona, Katsura Hashino, apresentou uma visão ambiciosa sobre o futuro dos JRPGs. Hashino delineou uma evolução do gênero em três fases distintas, buscando redefinir a experiência do jogador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele identificou o JRPG 1.0 como a fase inicial, caracterizada pelos clássicos que definiram o gênero, como Dragon Quest e Final Fantasy. Hashino ressaltou que essa fase estabeleceu as bases para o desenvolvimento futuro, com jogos que, apesar de sua importância, não alcançaram o mesmo nível de complexidade e impacto dos jogos mais recentes.
O JRPG 2.0, segundo o diretor, representa o estado atual do gênero, marcado por uma maior qualidade e engajamento dos jogadores. Hashino acredita que os jogos atuais superaram as expectativas dos jogadores, elevando o padrão de qualidade e a experiência geral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o ponto central da declaração de Hashino foi sua visão para o JRPG 3.0, que ele descreveu como um “próximo passo” fundamental. Ele expressou a intenção de criar jogos com uma “maior dimensão”, alterando a estrutura e a forma como os jogos são apresentados.
Hashino sonha em transformar a experiência do jogador em uma “memória” duradoura, utilizando a arte e a estrutura do jogo para deixar uma marca significativa.
LEIA TAMBÉM!
Apesar da visão inspiradora, Hashino não forneceu detalhes concretos sobre o JRPG 3.0. Portanto, a compreensão completa do futuro do gênero dependerá do lançamento do novo título e da experiência que ele proporcionará aos jogadores.
