Membro da Banda Kneecap Livrou-se de Acusação de Terrorismo em Londres
Um membro da banda de rap irlandesa Kneecap, Liam Óg Ó hAnnaidh (Mo Chara), foi absolvido de acusações de terrorismo em Londres. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (26) por um tribunal que considerou a acusação como ilegal e sem jurisdição, devido ao atraso excessivo na sua apresentação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detalhes da Acusação e da Decisão Judicial
Inicialmente, Ó hAnnaidh foi acusado de exibir a bandeira do Hezbollah, uma milícia libanesa apoiada pelo Irã, durante um show da banda em Londres em novembro de 2024. A acusação se baseava na Lei de Terrorismo, que criminaliza a exibição de artigos que levantam suspeitas sobre o apoio a organizações proibidas.
Reação do Tribunal e dos Apoiadores
O juiz Paul Goldspring declarou que a acusação era ilegal e sem fundamento, recebendo os aplausos de um público presente. Dezenas de apoiadores da banda e seus companheiros de banda, Naoise Ó Cairealláin (Móglaí Bap) e J.J. Ó Dochartaigh (DJ Próvaí), comemoraram a decisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comentários e Contexto Político
A primeira-ministra da Irlanda do Norte, Michelle O’Neill, saudou a decisão, afirmando que as acusações faziam parte de uma tentativa de silenciar aqueles que se manifestam contra o genocídio em Gaza. Israel nega veementemente ter cometido genocídio em sua guerra em Gaza, que começou após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.
Posição da Banda Kneecap
A banda Kneecap, conhecida por suas letras em irlandês e inglês e por suas mensagens pró-Palestina durante seus shows, já havia cancelado sua turnê nos EUA em outubro, devido ao caso. A banda considera a acusação como uma tentativa de silenciá-los.
